Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Menopausa: o papel do diálogo e da educação na jornada da mulher

Menopausa: O papel do diálogo e da educação na jornada da mulher

A menopausa é uma fase da vida da mulher que pode chegar trazendo inúmeros desconfortos físicos e emocionais. Embora algumas mulheres sintam mais que outras os efeitos da última menstruação, o impacto que ela costuma ter deve ser tema de conversa. 

Por que falar sobre menopausa? 

Falar sobre a menopausa pode ser crucial para a saúde e o bem-estar. Isso porque, este é um estágio natural da vida da mulher.

Contudo, ainda é um tema que contém um certo tabu, o que, por sua vez, gera desinformação e uma dificuldade maior para lidar com: 

  • mudanças;
  • ondas de calor;
  • passagem do tempo. 

Ao chegar nesta fase, a produção de hormônios femininos, como a progesterona, caem. Assim como, a própria menstruação vai se despedindo.

Contudo, ao mesmo tempo em que isso acontece, surgem os sintomas como o de uma TPM mais intensa e prolongada. 

Não ter informações sobre isso, ou não poder conversar sobre isso, pode tornar mais difícil de lidar com os sintomas e com os impactos que ela causa tanto na vida pessoal quanto na profissional. 

Riscos da desinformação

Além disso, ao não reconhecer o que está dentro do esperado para essa fase da vida, as pessoas podem não perceber sinais de alerta em relação a problemas de saúde ligados ou não ao fim da menstruação. 

Com isso, pode haver um sofrimento maior, ou às vezes, desnecessário devido à falta de diagnóstico e de cuidados, pois, mesmo sendo um evento natural, ele é muito desafiador em níveis físicos, mentais e emocionais. 

Menopausa: O papel do diálogo e da educação na jornada da mulher

Link do produto dessa imagem: Camisola regata em viscose renda perla cinza mescla 

Qual é a importância de falar sobre menopausa? 

Ao ter um diálogo aberto e franco sobra a menopausa é possível oferecer orientação e suporte a mulheres que estão nesta fase da vida. Ou se aproximando dela.

Isso porque, desde a fase de transição até a chegada do climatério é comum haver:

  • sintomas físicos como ondas de calor;
  • alteração na rotina do sono;
  • desafios emocionais como mudanças de humor. 

Tudo isso acaba gerando um impacto muito grande na vida e na rotina da mulher. Dessa forma, poder falar sobre o assunto, partilhar com as amigas as dúvida e buscar ajuda para lidar com a mudança com o estresse e os desafios é muito importante. 

Assim como em outras fases da vida da mulher, como o puerpério, por exemplo, esta também tem um luto e pode gerar um período de depressão. Então, ter com quem contar e não se isolar, é crucial. 

Menopausa: O papel do diálogo e da educação na jornada da mulher

Link do produto dessa imagem: Short doll mangas curtas em viscose estampada Giorgia estampa Giorgia

Por que é importante ter informações sobre a menopausa?

A falta de informação sobre a menopausa pode levar a uma pessoa a considerar normal um sintoma que, na verdade, é um problema de saúde.

Mas, o contrário também existe, algumas pessoas podem ficar muito aflitas com aquilo que é parte da transição. 

Os dois casos são muito preocupantes, pois, na primeira situação, pode haver o atraso no tratamento de doenças que já se sabe que tem seu risco aumentado durante este período da vida, tais como:

  • hipertensão arterial;
  • osteoporose; 
  • doenças cardiovasculares. 

Bem como, alguns tipos de câncer, como o de mamas, o de ovários e o do endométrio. Porém, a preocupação excessiva, também faz um enorme mal e pode levar a pessoa a ter depressão e/ou ansiedade.  

Por que ter conversas sobre menopausa? 

A conversa sobre a menopausa tem um papel crucial na redução do estigma e na dissolução de mitos associados a esse estágio da vida das mulheres. Afinal, muitas vezes, ela é retratada de maneira negativa na sociedade. 

Sendo comum, inclusive, os estereótipos de mulheres mais velhas sendo menos atraentes ou menos capazes. No entanto, ao falar sobre os desafios e as experiências associadas a ela, é possível desafiar essas noções preconceituosas.  

Além disso, promove uma imagem mais precisa e positiva desse período da vida de uma mulher.

Isso não apenas ajuda as mulheres a se sentirem mais aceitas e valorizadas, mas também cria um ambiente mais inclusivo e solidário para elas. 

Educar e conscientizar

Conversar sobre menopausa é vital para garantir que todas as mulheres tenham acesso a recursos e apoio durante esta fase. Por isso, é fundamental disseminar informações precisas sobre sintoma e opções de tratamentos. 

Bem como, sobre as estratégias de autocuidado e regulação emocional, tais como a meditação, e os hábitos que ajudam a lidar com a ansiedade.

Uma vez que, eles podem fazer com que a pessoa lide melhor com as dores e prazeres que surgem nesse período. 

Compreensão

Ao promover uma compreensão mais ampla da menopausa na sociedade em geral, pode-se ajudar a eliminar o estigma e criar um ambiente mais favorável para que as mulheres procurem apoio quando necessário. 

Em última análise, ao investir na educação e conscientização sobre o tema, o impacto positivo reflete no bem-estar e na qualidade de vida das mulheres em todas as fases de suas vidas.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: