Mindfulness para iniciantes: como praticar atenção plena na rotina
Postado 2 de novembro de 2024 em Bem-estar por Ana Beatriz Cardo
Para quem é iniciante, mindfulness pode parecer algo complicado, mas na verdade é uma técnica supersimples de praticar. A ideia é focar no momento presente, sem se deixar levar por preocupações sobre o futuro ou arrependimentos do passado.
Assim, essa prática ajuda a lidar melhor com o estresse e a ansiedade, tornando a rotina mais leve e equilibrada. E o melhor de tudo? Você pode fazer isso em qualquer lugar, seja no trabalho, em casa ou até mesmo no trânsito. Bora entender como começar?
Como funciona o mindfulness?
Mindfulness é basicamente prestar atenção ao que você está fazendo agora, seja ao tomar um café, caminhar ou simplesmente respirar. Dessa forma, você se conecta com o presente e deixa de lado aquele pensamento acelerado que só atrapalha.
Então, essa técnica pode ser uma grande aliada para diminuir o estresse e aumentar o seu bem-estar mental. Portanto, não é à toa que ele virou o queridinho de quem busca uma vida mais tranquila.
Como começar a praticar mindfulness?
Vamos direto ao ponto: não precisa de muito para começar a praticar mindfulness. Em primeiro lugar, é só seguir essas dicas:
Escolha um momento do dia
Separe cinco minutinhos no seu dia. Por exemplo, pode ser logo ao acordar, no almoço ou antes de dormir.
Encontre um cantinho tranquilo
Depois, procure um lugar onde você não seja interrompida. Isso vai te ajudar a focar melhor e aproveitar a prática.
Se concentre na sua respiração
Por fim, feche os olhos e respire fundo. Sinta o ar entrando e saindo do corpo, com muito foco na sua respiração.
Observe os pensamentos sem julgamentos
É natural que a mente queira se distrair. Quando isso acontecer, observe os pensamentos que surgirem e deixe eles irem embora, sem se prender.
Quais são os benefícios do mindfulness?
Agora que você já sabe como começar, é importante entender o que o mindfulness pode fazer por você. Sendo assim, veja alguns dos principais benefícios:
- Redução do estresse: A prática da atenção plena ajuda a manter a calma em situações desafiadoras, permitindo lidar melhor com os desafios diários.
- Melhora da concentração: Ao treinar a mente para se concentrar no presente, você também aumenta o foco e a produtividade.
- Mais inteligência emocional: Com o mindfulness, você se torna mais consciente das próprias emoções e aprende a lidar com elas de forma saudável.
- Sono de qualidade: A prática antes de dormir ajuda a relaxar, melhorando a qualidade do sono e afastando a insônia.
Quais são as melhores práticas de atenção plena para iniciantes?
Se você quer começar a praticar mindfulness, algumas técnicas são bem fáceis de incluir na rotina:
Meditação guiada
As meditações guiadas são ótimas para quem está começando. Afinal, elas funcionam como um “passo a passo” e ajudam a se concentrar durante a prática. Além disso, tem várias opções de aplicativos que oferecem essas meditações sem precisar pagar.
Caminhada consciente
Outra dica simples é praticar enquanto faz uma caminhada. Sinta o movimento dos pés, o ventinho no rosto e os sons ao seu redor. Essa prática, além de trazer paz mental, também proporciona um momento de conexão com a natureza.
Alimentação consciente
Que tal praticar mindfulness enquanto come? Durante as refeições, preste atenção ao sabor, textura e cheiro dos alimentos. Isso não só melhora a digestão, como também torna a refeição muito mais prazerosa.
O mindfulness é para todo mundo?
Com certeza! Todo mundo pode praticar mindfulness. A chave para o sucesso é a consistência. Portanto, não desista se no começo parecer difícil. Com o tempo, você vai perceber os resultados, e eles vão valer muito a pena.
Então, que tal começar hoje mesmo? Esse é um convite especial para você estar mais presente e transformar sua rotina. Bora nessa?
Foto de Capa: Eli DeFaria na Unsplash/Reprodução.