O que é BDSM e como praticar de forma prazerosa e segura?

O BDSM se relaciona a um conjunto de práticas sexuais em que o prazer é obtido da dor (seja ao causá-la ou ao recebê-la), a partir do consentimento entre todas as pessoas envolvidas.

O que significa BDSM?

Essa sigla significa “Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo”. Chicotes, algemas, cordas, amarras e mordaças fazem parte do universo do sadomasoquismo.

Porém, a prática, que ficou muito conhecida a partir do lançamento dos livros e dos filmes da série 50 Tons de Cinza, faz parte de um universo maior e mais complexo.

Confira o conteúdo que preparamos especialmente para você tirar todas as suas dúvidas sobre como fazer essa prática de forma segura, com quais acessórios e obtendo o máximo de prazer.

Link do produto dessa imagem: Body em Tule Preto

A origem dessa prática

Não existe um consenso sobre a origem das práticas do BDSM. Desde a Grécia Antiga são encontradas referências sobre relações sexuais baseadas no:

  • sadomasoquismo;
  • submissão;
  • dominação. 

O termo “sadomasoquismo” vem da junção dos nomes de dois escritores: Marquês de Sade e Leopold van Sacher-Masoch.

Eles ficaram conhecidos no século XVIII pelas histórias eróticas sobre sexo violento, com personagens que sentiam prazer por meio da submissão.

A popularização da prática

O fato é que a prática se popularizou muito nos últimos anos. Isso se deve, principalmente, aos filmes da série 50 Tons de Cinza, como já falamos.

Nela, Christian Grey apresenta o universo BDSM para Anastácia, que descobre os prazeres do sadomasoquismo.

Porém, é importante ressaltar que a prática não é exatamente igual ao filme, ok? Ele ajudou a tornar o assunto mais popular, mas trouxe estigmas para quem conhece a prática apenas pelo o que é mostrado na trama.

Quais são as diferentes práticas do universo BDSM?

Para entender melhor o que é BDSM, é preciso compreender como funciona cada tipo de prática do universo.

Como falamos, existem diferentes atividades que podem ser feitas e papéis que podem ser assumidos durante o sexo. Vamos falar mais sobre cada um deles a seguir.

Bondage

O bondage é o ato de amarrar ou restringir os movimentos do parceiro ou da parceira, seja para fins estéticos ou eróticos.

Nessa prática, são usados acessórios como cordas, algemas, correntes, mordaças, fitas adesivas e até máscaras, para tampar a visão do submisso.

Disciplina

A disciplina consiste na obediência a um parceiro ou uma parceira dominante. A pessoa pode gostar de ser humilhada verbalmente ou agredida fisicamente — novamente, desde que exista consentimento!

Nesse “jogo”, um dos parceiros impõe ordens durante a relação sexual e, caso não sejam compridas pelo submisso, ele pode ser “punido”.

Dominação

A dominação está presente tanto no bondage quanto na disciplina, já que se trata da pessoa que assume o papel dominante durante a relação sexual, aquela que pode determinar ordens, amarrar o parceiro ou a parceira, dar tapas ou usar chicotes – sempre com consentimento, é claro!

Submissão

A submissão é justamente o papel contrário da dominação: nela, a pessoa permite ser amarrada, humilhada, ter movimentos restringidos, apanhar e obedecer às ordens impostas pelo parceiro ou pela parceira.

Sadismo

O sadismo está relacionado à dominação. Trata-se do prazer sentido por uma pessoa ao provocar dor em outra, seja com tapas ou uso de chicotes.

Masoquismo

O masoquismo está relacionado ao prazer sentido por uma pessoa por meio da dor. Ou seja, caracteriza a pessoa que se satisfaz ao apanhar ou receber golpes de chicote, por exemplo. Nesse caso, existe uma ligação com a submissão.

Quais são as dicas para se sentir confortável e segura no BDSM?

Agora que você já sabe o que é BDSM, precisamos falar algo importante: para sugerir ou aceitar alguma dessas práticas, é fundamental conversar com o seu parceiro ou a sua parceira, entender se ambos (ou mais pessoas envolvidas) estão de acordo e estabelecer limites.

Assim, vocês garantem que o ato seja prazeroso, seguro e saudável para todos que participarem. Para te ajudar a ficar confortável, separamos algumas dicas importantes na hora de colocar essa prática em ação.

Estabeleça palavras de segurança

Antes de começar a relação, estabeleça uma palavra de segurança junto da pessoa envolvida. A dica é usar palavras de fácil entendimento, como “amarelo”, quando quiser que a pessoa pegue mais leve nos tapas, por exemplo, e “vermelho”, quando não se sentir mais confortável e quiser que o ato seja encerrado imediatamente.

É importante que essas palavras sejam respeitadas como leis durante o ato sexual. Dessa forma, é possível estabelecer limites e deixá-los claros com a outra pessoa.

Aposte em acessórios seguros

Na hora de escolher os itens que serão usados no ato sexual, é importante apostar em acessórios seguros e que te deixarão confortável.

No caso das algemas, vale investir nas que possuem travas de segurança ou sejam forradas com tecidos macios.

Também é válido apostar em acessórios sensuais que podem apimentar ainda mais a relação, como cintas-ligas e chokers. Opções rendadas, como as das nossas coleções Fantasy e Sensations, são ótimas pedidas.

Invista em lingeries que exalem poder

Além dos acessórios, uma boa dica é investir em lingeries que te ajudam a se sentir confiante, segura e confortável. Assim, você exala poder, ressaltando sua beleza e sua sensualidade durante todo o ato — independentemente de ser submissa ou dominante.

Confira as opções de calcinhas e sutiãs rendados ou confeccionados em tule, que proporcionam um look transparente e muito sensual.

Conheça seu corpo e suas preferências

Para entender seus limites durante alguma das práticas do BDSM, é importante conhecer seu corpo e suas preferências.

Por isso, é válido experimentar suas preferências sozinha, usando brinquedos sexuais e outros acessórios para entender o que mais gosta e o que não curte tanto. 

Assim, você pode repassar isso para seu parceiro ou sua parceira e estabelecer limites saudáveis para uma relação ainda mais prazerosa e confortável.

Links dos produtos dessa imagem:

E aí, gostou do nosso conteúdo sobre o que é BDSM e como praticá-lo? Para mais dicas sobre sexualidade, fetiches e outros assuntos, continue acompanhando nosso blog! Fique atenta às novidades do mundo da moda íntima e às últimas tendências.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: