Moda e cultura: como explorar a diversidade cultural no vestuário?

Incluir elementos da cultura de forma diversa no seu estilo, não apenas enriquece o seu conhecimento sobre o mundo, mas também promove o respeito às diferenças culturais. Isso porque, esta é uma ótima forma de celebrar a riqueza e a beleza ao redor do mundo. 

Qual é a relação entre moda e cultura?

A relação entre cultura e moda é profunda, diversa e cheia de nuances. Isso porque, a moda é como um espelho que reflete os valores, as tradições e as origens de uma pessoa ou grupo. Ou seja, as roupas podem comunicar quem a pessoa é e de onde ela veio. 

Em outras palavras, elas podem servir como um idioma visual que revela ou conta a história da herança que a pessoa carrega. Bem como, de suas escolhas de vida e de seus gostos pessoais por meio de, por exemplo:

  • estampas;
  • cores;
  • cortes;
  • padrões.

Elementos como estes nas peças de roupas podem transmitir mensagens sobre a identidade étnica, bem como, o status, as preferências estéticas e os valores morais de uma pessoa.

Dicas para integrar a diversidade no seu estilo

Para começar, é possível pesquisar sobre diferentes culturas, suas tradições, arte, música e moda. Assim, explore livros, filmes e sites online para se inspirar e aprender mais sobre as diversas culturas ao redor do mundo.

Escolha peças de roupa, acessórios ou padrões que refletem a estética de um povo específico ou época com a qual se identifica. Isso pode incluir roupas étnicas, tecidos tradicionais, estampas da arte folclórica ou joias étnicas.

Como a cultura brasileira influencia a moda?

A cultura brasileira influencia a moda dentro e fora do país de diversas maneiras. Isso porque, a rica mistura de influências étnicas, como a afro-brasileira e indígena, se reflete em estampas, padrões e designs únicos que têm impacto na moda internacional.

De modo geral, o clima tropical do Brasil favorece o uso de tecidos leves e estampas coloridas, em especial nas roupas femininas de verão, enquanto o estilo praiano inspira a moda praia que, em particular, é reconhecida e apreciada em todo o mundo. 

A música, a dança e outras manifestações culturais do país também influenciam o estilo de vestir das pessoas. Além disso, famosos e influenciadores brasileiros têm um papel importante na disseminação das tendências da moda.

Moda e cultura: como explorar a diversidade cultural no vestuário?

Link do produto: Blusa cropped em tule e renda pérola 

Crie um visual único e pessoal 

Experimente combinar peças culturais com itens do seu guarda-roupa para criar um visual único e pessoal. Por exemplo, você pode usar uma saia estampada africana com uma camiseta básica e tênis, ou combinar um lenço indiano com um jeans e uma blusa simples.

Se tiver oportunidade, viaje para destinos pouco convencionais para conhecer no Brasil onde você possa mergulhar nos costumes locais e adquirir peças autênticas de artesanato e moda. 

Essas peças únicas trarão um toque especial ao seu estilo e também podem ser uma lembrança especial das suas experiências de viagem.

O que a roupa reflete sobre a cultura de um povo?

A roupa reflete muitos aspectos da cultura de um povo e são uma forma de contar histórias sem dizer nenhuma palavra. Por exemplo, ao ver uma pessoa com uma blusa em que a estampa contém um chapéu de cangaceiro, é fácil deduzir que é um nordestino.

Elementos indígenas também revelam que a pessoa pertence ou tem forte ligação com uma ou mais destas etnias. Dessa forma, o vestuário de uma forma geral, pode comunicar, entre outras coisas:

  • o clima;
  • a religião;
  • o status social. 

Isso porque, regiões de clima quente tendem a usar tecidos mais leves, enquanto o clima frio costuma ter roupas mais pesadas. Bem como, há formas de se vestir que são próprias para uso religioso. 

Além disso, alguns elementos mais luxuosos ou a falta deles podem revelar a posição econômica que a pessoa ocupa no grupo em que ela pertence, indicando que se trata de um líder com alto poder aquisitivo.   

Moda e cultura: como explorar a diversidade cultural no vestuário?

Link do produto: Camisão em viscose estampada xadrez galles estampa em galles

Respeito e sensibilidade cultural

Ao incorporar elementos culturais no seu estilo, é vital fazê-lo com respeito às tradições e significados por trás desses elementos. Portanto, evite a apropriação cultural. Também, procure apoiar artesãos e marcas que valorizem e respeitem de onde vêm.

Seja autêntico

O mais importante é ser autêntico e escolher peças que ressoem com você e sua identidade pessoal. Dessa forma, não tenha medo de experimentar e se expressar através da moda de uma maneira que seja verdadeira para você.

Por que a moda é um fenômeno da cultura em constante evolução?

A moda é um fenômeno da cultura em constante evolução porque tem uma relação íntima com as mudanças sociais. Bem como, econômicas, tecnológicas e culturais que ocorrem ao longo do tempo.

Dessa forma, algumas das razões para isto acontecer são:

  • mudanças nos gostos pessoais e estilos;
  • influência das mídias e dos famosos; 
  • expressão individual e a criatividade.

Outro ponto importante é que com a globalização, as fronteiras entre as culturas estão se tornando cada vez mais fluidas, o que leva a uma maior diversidade e intercâmbio de estilos e influências na moda.

Foto de Capa: Sydney Rae na Unsplash/Reprodução.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: