Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

O que é moda consciente e como aderir a esse movimento?

Mulher branca com tatuagens veste lingerie preta, feita com tecido biodegradável, ilustrando conteúdo sobre moda consciente.

A moda consciente está em alta nos últimos anos e defende um consumo responsável, chamado “slow fashion”. Ou seja, uma compra mais desacelerada e uma fabricação de roupas com maior qualidade e durabilidade, feitas em tecidos mais amigáveis com a natureza.

O que é moda consciente?

Quando citamos o que é moda consciente, estamos falando, também, sobre como as peças foram fabricadas, sob quais condições e com quais materiais.

Ficou com vontade de saber mais sobre o assunto? Então, vem conosco que vamos explicar sobre slow fashion, sustentabilidade na moda e como fazer a sua parte!

Como o movimento da moda consciente surgiu?

O termo slow fashion surgiu na moda sustentável em 2007, quando a pesquisadora inglesa Kate Fletcher propôs um movimento em que as pessoas envolvidas na fabricação de roupas fossem respeitadas e valorizadas.

Ele surge, então, como uma alternativa para oferecer peças de qualidade, feitas a partir de processos e tecidos sustentáveis.

Além disso, o conceito contrapõe-se ao fast fashion. Esse é um termo que surgiu na década de 1990, com o barateamento da matéria-prima têxtil e da mão de obra.

De modo geral, ele envolve um sistema de fabricação, consumo e descarte constante e acelerado. Por um lado, esse conceito traz mais acesso e possibilidade de compra, uma vez que os produtos geralmente têm:

  • preços mais acessíveis;
  • mais rentabilidade para as empresas, que trabalham em larga escala.

Porém, por outro, proporciona um grande impacto ao meio ambiente, como maior emissão de gases de efeito estufa, maior quantidade de resíduo têxtil.

Já a produção rápida acaba gerando grandes estoques e, consequentemente, promoções que levam a compras por impulso e maior descarte de peças.

Como fazer sua parte e aderir à moda consciente?

A moda sustentável e do consumo consciente é muito importante. A preservação do meio ambiente e produtos de baixo impacto ambiental estão entre os pontos fundamentais.

É claro que todas podemos fazer a nossa parte para contribuir para uma moda mais consciente. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você aderir ao movimento. Confira.

Invista em roupas feitas com tecidos sustentáveis

Uma das formas de contribuir com o slow fashion e a moda consciente é investir em roupas sustentáveis, ou seja, peças feitas com tecidos eco-friendly, cuja produção e descarte trazem menos impactos para o meio ambiente.

O diferencial da roupa sustentável

Uma das formas de saber o que é roupa sustentável é ver com qual tecido a peça é fabricada. Por exemplo, o modal precisa de 20 vezes menos água do que o algodão para ser fabricado.

Também tem como investir em roupas de tecidos biodegradáveis, como a microfibra biodegradável. Quando ela é descartada corretamente, em aterros sanitários, leva cerca de três anos para se decompor, tendo a mesma durabilidade das peças de tecidos comuns.

Além disso, vale procurar saber como funciona o processo produtivo das roupas que você compra. Ou seja, se a marca respeita os trabalhadores envolvidos na confecção, por exemplo.

Links dos produtos dessa foto:

Experimente trocar o absorvente comum pelas calcinhas absorventes

Sabia que uma mulher pode usar, em média, 240 absorventes descartáveis por ano? Por isso, outra forma de contribuir para a preservação do meio ambiente é trocar o absorvente descartável por uma calcinha absorvente.

Ela é lavável e reutilizável, com durabilidade de até dois anos, o que representa uma economia de 480 absorventes comuns (3,3 kg de lixo) — muita coisa, né? Além disso, a calcinha absorvente é confortável e te deixa segura durante todo o uso.

Quer apostar na moda íntima sustentável? Então, confira as nossas peças da coleção Flow. Elas são feitas com tecido biodegradável e natural, além de contarem com três camadas de proteção, que vão garantir o seu conforto.

Link do produto dessa foto: Calcinha absorvente Flow

Apoie campanhas e projetos relacionados à moda sustentável

Além de investir em roupas sustentáveis, você pode apoiar campanhas relacionadas à moda consciente, como projetos de arrecadação de roupas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Assim, você evita o descarte exagerado de roupas, enquanto ajuda o próximo.

Um exemplo é a nossa campanha Doe Esperança, que visa arrecadar sutiãs, calcinhas e pijamas em bom estado para mulheres, LGBTQIA+ e pessoas em situação de rua. Saiba mais como participar em nosso conteúdo especial sobre o projeto!

Logotipo do Projeto Doe Esperança, de moda consciente,com um coração centrado ao meio de um fundo rosa.

Como a HOPE contribui para uma moda consciente?

Agora, vamos explicar como nós, da HOPE, contribuímos para uma moda mais consciente. Afinal, transparência é um dos pilares importantes desse movimento.

Começando pela produção: nossa indústria é 100% nacional e possuímos todas as fases da cadeia produtiva (concepção, corte, costura e distribuição).

Também temos a certificação de aprovação Ouro da ABVTEX, que atesta boas práticas no fornecimento e na promoção de um trabalho digno para os envolvidos.

Além disso, nossas peças são feitas em material durável e de alta qualidade, aumentando o ciclo de vida das nossas lingeries.

Também temos coleções feitas em tecidos sustentáveis, como a Green (em modal) e a Touch (em microfibra biodegradável).

Links dos produtos dessa foto:

Coleção Flow

A HOPE ainda conta com a coleção Flow, de calcinhas absorventes. Com elas, é possível reduzir o descarte de absorventes comuns, já que ela dura cerca de 50 lavagens (aproximadamente, dois anos).

Anualmente, uma mulher pode usar, em média, 240 absorventes descartáveis. Com um Flow, há uma economia de 480 absorventes e 3,3 kg de lixo!

Por fim, por meio de uma parceria com a empresa eureciclo, valorizamos o trabalho de operadores de coleta e triagem, incentivando a reciclagem no Brasil — já reciclamos mais de 120 toneladas de papel! Saiba mais sobre como atuamos para uma moda mais sustentável.

Se você curtiu este conteúdo e quer conferir outras formas de apostar em uma moda amiga do meio ambiente, continue acompanhando o blog Loucas por Lingerie!

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: