lançamentos
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Moda e tecnologia: inovações que estão transformando o universo feminino fashion

Moda e tecnologia: inovações que estão transformando o universo feminino fashion

A relação entre moda e tecnologia gera uma revolução no universo fashion. Além disso, esta união promove inovações que vão além do simples conceito de se vestir bem. Dessa forma, nos últimos anos, é possível ver uma série de avanços.

Qual é o impacto da tecnologia no mundo fashion?

A tecnologia não só transforma a maneira de vestir e de fazer moda, mas também impacta de forma positiva o meio ambiente e o bem-estar das pessoas. Assim, entre essas inovações, desta área, destacam-se os tecidos biodegradáveis. 

Este tecido é o mesmo que a marca HOPE usa em sua linha Touch para liderar o caminho rumo a uma moda mais sustentável e consciente. Isso porque, a moda sempre esteve em constante evolução, ao buscar novas formas de expressão e uso. 

Com os avanços das ciências, essa evolução se acelerou. O que permite a criação de materiais que atendem às demandas modernas por conforto e tempo de duração sem afetar de forma negativa o meio ambiente. 

Moda e tecnologia: inovações que estão transformando o universo feminino fashion

Link do produto: Conjunto top e calcinha fio dental roxo púrpura  TOUCH

Qual é a vantagem da tecnologia dos tecidos biodegradáveis?

A tecnologia dos tecidos biodegradáveis surge como uma alternativa melhor aos materiais tradicionais, que contribuem muitas vezes para a poluição ambiental. Além disso, eles são feitos a partir de materiais orgânicos renováveis, tais como:

  • algodão orgânico; 
  • bambu; 
  • cânhamo.

E até mesmo resíduos de alimentos, como cascas de laranja e de maçã.  Deste modo, esses materiais são feitos para garantir não apenas qualidade e conforto, mas também a decomposição natural do tecido após o descarte. 

Isso reduz muito o impacto ambiental. Ou seja, esse tipo de tecido inovador não só cria uma experiência única para as clientes finais, mas também contribui para a redução da poluição que a indústria da moda gera.

Moda e tecnologia: inovações que estão transformando o universo feminino fashion

Link do produto: Conjunto top e calcinha fio dental lilás lyrical TOUCH

Vantagens de comprar tecido biodegradável

Além de ser eco-friendly, os tecidos biodegradáveis oferecem uma série de benefícios para quem os utiliza. Isso porque, são mais leves, respiráveis e suaves ao toque. Dessa forma, promovem uma sensação de conforto e bem-estar ímpar.

Também, quando você não precisa mais das roupas feitas com esses tecidos, eles se quebram e se tornam em coisas boas para a terra. Ou seja, o contrário de outros materiais que podem ficar no solo por muito tempo.

Um tecido livre de resíduos tóxicos 

Outra vantagem deste tipo de tecido é que ele é capaz de se decompor de modo natural ao final de sua vida útil, sem deixar resíduos tóxicos no meio ambiente.

Pois, certos materiais podem levar centenas de anos para se decompor. Além disso, muitos podem liberar substâncias nocivas durante esse processo. 

Enquanto com os tecidos que são mais fáceis de sofrer absorção pela natureza, é possível fechar o ciclo da moda de forma mais sustentável.

Qual é a influência da tecnologia na moda?

A tecnologia influencia a moda de várias formas porque, ela permeia aspectos da indústria que vão desde a criação das peças, até a experiência final do cliente. Inclusive, sendo também útil para a saúde das empresas no longo prazo. 

Em outras palavras, os avanços podem ser vistos por toda a cadeia produtiva e impactam de forma positiva tanto na produção das peças quanto na percepção e na forma que o cliente tem de comprar. 

Por exemplo, com as máquinas 3D que imprimem e modelam, houve uma grande mudança na forma de criar design e fazer roupas. Bem como, com a realidade virtual e aumentada o ato da compra se tornou mais imersivo e interativo.

 Investir em inovações sustentáveis

Com a crescente conscientização sobre os impactos ambientais da indústria da moda, é crucial que as marcas continuem a investir em inovações sustentáveis, como os tecidos inteligentes, para garantir um futuro para o planeta e para as próximas gerações. 

Além disso, é preciso pensar também em soluções que vão além da criação das peças. Ou seja, criar meios de reduzir os impactos negativos da indústria ao longo de toda sua cadeia de produção.

Como a tecnologia afeta os tecidos e materiais?

Os tecidos inteligentes, por exemplo, usam tecnologia para oferecer benefícios, que tornam a experiência de vestir uma roupa mais funcional e confortável. Isso porque, são de uma material capaz de coisas tais como:

  • controle de temperatura; 
  • absorção de umidade; 
  • resistência a odores.

Desse modo, muitos tecidos são criados com base em avanços e modos de fabricação para melhorar o tempo que as peças duram e a ação das roupas esportivas e de atividades ao ar livre.

Além disso, materiais que podem ser reciclados, ganham cada vez mais destaque ao oferecer uma forma mais amiga do meio ambiente.

Reciclagem de tecidos

A reciclagem de tecidos também está se tornando mais viável com o uso de técnicas avançadas para separar e reutilizar fibras de roupas usadas. Contudo, a moda sustentável é tendência que vai além do meio ambiente e passa também pelo consumo consciente.

Estas mudanças vão moldar o futuro da moda. Dessa forma, ajudam a criar uma indústria mais consciente e orientada tanto para o cliente final quanto para os anseios da sociedade para conciliar a produção com o respeito ao meio ambiente.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: