O seu trabalho te define?
Postado 29 de março de 2024 em Comportamento por Júlia Miranda

Você sente que, apesar de estar estável e bem empregada não tem o trabalho dos seus sonhos? Ou então, que não se encontra exatamente na profissão que você ocupa?
É muito comum e cultural, que por volta dos vinte anos escolhemos uma área que vamos exercer para poder fazer uma faculdade e consecutivamente uma profissão. Mas também é comum que, por conta da realidade de cada um, do valor empregado para os estudos e da dificuldade do curso, não escolhemos aquilo que gostaríamos fazer.
Assim, vamos sendo levados por esse pensamento de que precisamos exercer aquilo que decidimos estudar, e por aí seguimos. Existem muitas pessoas que vivem assim tranquilamente, e que valorizam mais a estabilidade e o conforto que o seu trabalho a proporciona.
Em contrapartida, existem pessoas que não se encontram mesmo naquilo que fazem. E assim, ainda sentem vontade de retornar à opção de poder escolher algo novo que realmente as motive.
Se eu não me identifico, preciso mudar de emprego?
Não necessariamente, caso você não se sinta totalmente pertencente a cargo que ocupa e não sinta que o seu trabalho te define, mas se encontra feliz e satisfeito com os resultados que está colhendo, tudo bem. O importante é que seu trabalho te complete e te baste.
Agora, se você se encontra insatisfeito com o cargo que ocupa e sente que não deveria estar ali, pode ser hora de mudar de ideia e tentar arrumar uma nova profissão.
Tudo depende da forma que você se sente interiormente e da sua relação com seu trabalho. Se sentir realizada e bem, seja qual for seu cargo, é o mais importante.
Existem pessoas que não tem um emprego dos sonhos e que, a qualidade de vida e a segurança financeira é o que verdadeiramente as faz feliz. Outras, que se sentem obstinadas e não aceitam outro cargo que não seja aquele que sonham.
Isso depende de cada ume. da forma com que cada pessoa vive e experiencia o mundo. O mais importante é olhar para dentro e ver quais sentimentos você tem nutrido em relação ao emprego.
Será que é possível ser feliz com meu trabalho se eu mudar de ideia agora?
Muitas pessoas, apesar de insatisfeitas com o emprego que tem, que sentem muito medo de arriscar em direção a uma nova oportunidade de emprego. Ou então, não se sentem apoiadas a estudar aquilo que realmente gostariam de fazer, e acabam desistindo dessa ideia.
Mas, é importante lembrar que o mais importante nesses casos é pensar sobre isso com você mesma, e ver o que realmente deseja. Essa é uma decisão que pode mudar a sua vida e apenas você pode tomar.
Sem contar que, com os avanços tecnológicos e a internet desenvolvida como é hoje, a facilidade de encontrar meios para ir atrás dos seus sonhos é grande. Hoje em dia você pode optar por seguir vários caminhos e ainda, com trabalho e dedicação, encontrar uma forma de obter um bom retorno financeiro com essa atividade.
Lembre-se que a sua vida é determinada por suas decisões, e só você tem o poder de mudar o seu futuro e alcançar o que você realmente quer. E lembre-se também, que nunca é tarde para ir em direção àquilo que faz o seu coração vibrar.
Foto de capa: Unsplash/Reprodução. Foto de: Cayley Nossiter.