Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Tudo que você precisa saber sobre ovários micropolicísticos

Tudo que você precisa saber sobre ovários micropolicísticos

A presença de ovários micropolicísticos é bastante comum. Ou seja, estima-se que 20% das mulheres convivem com esta condição que acontece por conta de alterações hormonais. Então, acompanhe o texto para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto. 

O que são os ovários micropolicísticos? 

Para explicar o que são os ovários micropolicísticos, em primeiro lugar, é preciso dizer que os cistos ovarianos são como espécies de sacos cheios de líquido.

Assim, o fato de eles serem micro, indicam que tem poucos milímetros e serem poli, significa que existem muitos deles. 

Apesar do nome ser um pouco assustador e causar receio a muitas mulheres, nem sempre eles apresentam sintomas ou alterações significativas.

Pois, embora seja comum a dúvida, ter os micropolicistos, não é o mesmo que ter a síndrome do ovário policístico.  

Isso porque, a SOP como é mais conhecida, apresenta muitos sintomas e alterações que afetam tanto o corpo quanto a mente da mulher. 

Como isso funciona? 

Tudo começa na hipófise, o qual é a glândula cuja função é produzir certos hormônios. Neste contexto, ela passa a produzir hormônios masculinos, tais como a testosterona de um modo bastante exagerado. 

Com uma quantidade maior desses hormônios, a ovulação sofre prejuízos, que levam os óvulos a não amadurecem. O que, por sua vez, muda todo o ambiente ovariano, criando ali, vários pequenos cistos. 

Tudo que você precisa saber sobre ovários micropolicísticos

Link do produto dessa imagem: Sutiã invisível ampla cobertura em microfibra preto

Quais são os sintomas dos ovários micropolicísticos? 

Os ovários micropolicísticos podem surgir com ou sem a presença de sintomas. Sendo que ter a presença da ovulação é muito importante para eles surgirem ou não, bem como, para identificar fatores que podem indicar que os pequenos cistos estão atuando. 

Em primeiro lugar, os micropolicistos podem tornar a menstruação irregular, tornando o espaço de tempo entre uma e outra maior ou menor. Às vezes, pode haver a ausência da menstruação, pois, como há três fases, a saber:

  • menstruação;
  • fase folicular;
  • fase lútea. 

Sem haver a quarta, que seria a ovulação, o folículo não amadurece, ou não é liberado, fazendo com que as fases não se completem. E como efeito, isso impede que o ciclo retorne a parte da menstruação. 

Acne e a voz

Outros sintomas comuns que podem ser indicativos de micropolicistos nos ovários são as acnes, isso porque, a alteração hormonais costumam provocar mais oleosidade a pele, o que faz com que seja mais fácil para elas crescerem. 

A mudança repentina na voz e os pelos mais grossos, também são um sinal de alerta, pois como tudo começa com uma produção maior de hormônio masculino, a voz pode apresentar uma entonação mais grave devido ao excesso de testosterona. 

Link do produto dessa imagem: Sutiã invisível ampla cobertura em microfibra bege ballet

Os ovários micropolicísticos fazem a mulher engordar? 

Embora seja comum os relatos de que os ovários micropolicísticos facilitam o ganho de peso, ou quando não, dificultam a perca dele, eles em si, não engordam.

Isso porque, o ganho ou a dificuldade de perder peso tem relação com o que eles mudam no hormonal da mulher. 

Assim, o aumento de peso, é outro fator que requer atenção, em especial, porque a síndrome dos ovários policísticos, o qual é uma espécie de evolução dos sintomas, gera prejuízos mais sérios a saúde da mulher, tais como:

  • infertilidade;
  • risco de doenças cardiovasculares;
  • risco de câncer endometrial. 

Costumam causar resistência a insulina. Desse modo, essa resistência, além de aumentar o risco de adquirir a diabete tipo 2, ainda há todo um processo no organismo da pessoa que induz a fome e dificulta a perda de peso e tende a levar a obesidade. 

A condição causa dor?

De modo geral, eles não costumam causar dor. E quando há, o mais comum é que elas ocorram durante o ciclo menstrual. Mas, a dismenorreia, ou dor pélvica, afeta metade das mulheres em idade fértil. 

Além disso, os casos de dor intensa tem mais relação com a endometriose, e quando houver dor, é necessário buscar o auxílio médico para investigar se há cistos maiores.

Quem tem ovários micropolicísticos pode engravidar? 

Embora seja mais difícil para quem tem ovários micropolicísticos engravidar, as mulheres com esta condição podem conceber. 

Contudo, o ideal é começar as tentativas após fazer uma consulta médica para entender a real gravidade do problema. 

Assim, a mamãe e o bebê, ficam mais seguros. Mas, de forma geral, conta-se que a demora para a concepção leva em média 12 meses e apenas após isso, o casal deve procurar ajuda e investigar como anda a fertilidade.

Quando a mulher tem mais de 35 anos, esse prazo cai para 6 meses, antes de buscar um especialista para investigar e se a menstruação tiver: 

  • espaçada;
  • irregular; 
  • esporádica. 

O ideal é buscar ajuda antes mesmo de cumprir o prazo, pois isso pode fazer com que haja pouca ovulação, o que diminui muito as chances de engravidar e pode comprometer um sonho.  

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: