#PapoÍntimo com Sandra Chayo
Postado 5 de março de 2024 em Papo Íntimo por Júlia Miranda
Hoje o assunto por aqui é Sandra Chayo. Uma mulher inovadora, criativa, resiliente, e que possui um feeling certeiro para os negócios, sócia diretora da HOPE e criadora do Podcast Papo Íntimo. E antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre ela e suas realizações!
Sandra Chayo é responsável por transformar a marca de roupas íntimas HOPE em uma empresa que está por dentro de assuntos relevantes como sustentabilidade, inovação e tecnologia. E por outro lado, permaneceu inovando sem deixar de lado a base onde estão pautadas as conquistas da marca: qualidade, valores e posicionamento.
Então, embora se preocupe com a relevância da marca na atualidade, Sandra contudo, reconhece a importância de preservar certos valores frente aos avanços.
Sendo assim, vamos falar um pouco mais sobre essa empreendedora que tem o propósito de inspirar com o seu trabalho!
Quem é Sandra Chayo e qual sua relevância no mundo dos negócios?
Sandra é hoje sócia e diretora do Grupo HOPE e lidera as frentes de marketing e estilo da marca. E ao mesmo tempo, em suas redes sociais demonstra paixão pelo que faz e foco em seu propósito de inspirar outras pessoas a buscarem a melhor versão de si e alavancar rumo a prosperidade nos negócios.
Podemos notar que seu conhecimento latente sobre marketing, branding e posicionamento de marca foram o alicerce para reposicionar a HOPE no mercado. Assim como, fazer com que a marca acompanhasse os momentos sociais e de mercado, mostrando essa flexibilidade ao representar seu público-alvo: mulheres que buscam mais do que um produto, mas uma experiência ao usar peças que expressem seu lifestyle.
Além disso, Sandra Chayo também é uma das autoras do livro “A man of HOPE”, uma biografia sobre seu pai, que conta a história do fundador da HOPE e toda a sua trajetória.
Nesse sentido, Sandra Chayo também é idealizadora e apresentadora do Podcast Papo Íntimo, onde recebe empreendedores e empreendedoras com o propósito de falar sobre negócios. Mas o podcast definitivamente vai muito além disso.
Por trazer para o público curiosidades e histórias pessoais dos convidados, isso faz com que possamos conhecer todas as vertentes dessas pessoas, ou seja, um verdadeiro bate-papo cheio de aprendizados. E dessa forma, ao trazer esse lado mais casual autêntico dos empreendedores se tornou um diferencial inovador nesse mercado e sobretudo, uma fonte de inspiração.
Papo Íntimo com Sandra Chayo
Por estes e tantos outros feitos pessoais e profissionais, hoje o nosso post é um Papo Íntimo com ela. Então se você quer saber mais sobre Sandra Chayo e se inspirar ainda mais pela sua trajetória, acompanhe as perguntas que separamos para ela:
Como surgiu essa vontade de criar um Podcast e porque resolveu chamá-lo de Papo Íntimo?
A vontade de criar um podcast surgiu da minha busca por uma conexão mais profunda com outros empresários e empreendedores, e impactar a vida de outras pessoas a partir de todo esse conhecimento. Percebi que muitas vezes os verdadeiros propósitos por trás das marcas não são explorados o suficiente, acaba ficando nos bastidores.
Chamei-o de Papo Íntimo porque queria criar um espaço onde essas conversas pudessem acontecer de forma genuína e próxima, como se estivéssemos em um ambiente familiar.
Qual é o critério para a escolha de convidados?
Os convidados são escolhidos com base em sua trajetória como empresários e na profundidade de suas histórias. Procuro pessoas que tenham algo único para compartilhar, seja visão inspiradora, desafios superados ou uma abordagem inovadora em seus negócios.
Eu trago pessoas da minha própria rede de contatos, porque são muito relevantes no mercado e meu intuito é justamente tornar acessíveis as conversas com elas. Eu sempre aprendo muito nas trocas que temos, e minha ideia foi compartilhar essa riqueza de informação com os ouvintes.
Por que você resolveu gravar esse Podcast na sua casa, e não em lugares convencionais como estúdios?
Optei por gravar o Podcast na minha casa para criar um ambiente acolhedor e intimista. Queria que os convidados se sentissem à vontade para compartilhar suas histórias de forma mais relaxada e autêntica, longe do ambiente formal de um estúdio.
É até engraçado ver a reação de alguns convidados quando chegam e percebem que realmente é a minha casa, e não um estúdio como praticamente todos os outros podcasts.
Depois de tantas entrevistas, qual o maior aprendizado que você teve até hoje com as entrevistas? E tem algum episódio que tenha sido o mais especial para você?
O maior aprendizado tem sido a importância da autenticidade e da empatia nos negócios, ninguém cria nada grandioso estando completamente sozinho.
Cada episódio traz insights valiosos, é realmente impossível escolher! Tem um em especial que as pessoas me pedem muito pelas redes sociais: gravar com as minhas irmãs. Elas não gostam muito de se expor, assim como eu também não gostava anos atrás, mas estou tentando convencê-las, com certeza seria uma experiência única. Quem sabe?
Qual o impacto que você espera, ou pretende, que o Podcast tenha na vida do ouvintes? Além disso, quais reflexões você espera gerar?
Espero que o Podcast Papo Íntimo inspire os ouvintes a refletirem sobre o propósito por trás dos negócios e os motive a buscar uma abordagem mais consciente, humanizada e estratégica no mundo empresarial.
Eu ouço bastante podcast enquanto dirijo, por exemplo, e tem algumas falas que ficam na minha cabeça e mudam minha forma de agir ou pensar. Eu também quero ser esse agente de mudança.
Você acha que estar inserida na área do marketing, do branding e identidade de marca te fez criar um espaço através desse Podcast, com assuntos que, como ouvinte, gostaria de acompanhar?
Com certeza. Minha experiência na área do marketing e branding me fez perceber a importância de criar conteúdo relevante e inspirador para o público. Como ouvinte ávida de podcasts, sabia que havia uma demanda por conversas autênticas sobre empreendedorismo e propósito, o que me motivou a criar esse espaço.
Como você se sente ao carregar essa responsabilidade de falar sobre coisas tão relevantes e importantes que surgem nos episódios?
Sinto-me honrada por ter a oportunidade de abordar temas tão relevantes e importantes, com pessoas que são conhecidas nacional e mundialmente. Reconheço a responsabilidade de transmitir informações e reflexões que possam impactar positivamente a vida dos ouvintes, e isso me motiva a cada dia fazer um trabalho ainda melhor. Busco sempre conduzir as conversas com respeito, empatia e a profundidade que esses assuntos merecem.
Foto de capa: Instagram/Reprodução. Sandra Chayo.