Como manter a pele bronzeada com mais saúde
Postado 4 de março de 2024 em Beleza, Bem-estar por Ana Beatriz Cardo
Quem não adora aquela sensação de pele bronzeada após um dia de sol na praia ou na piscina? A gente ama, mas não podemos esquecer que a nossa pele merece cuidado e proteção, já que os raios UV podem causar danos sérios, como queimaduras, alergias, envelhecimento precoce e, até mesmo, doenças como o câncer de pele.
Então, a pergunta é: como conseguir aquele bronzeado maravilhoso e ainda proteger a pele? Hoje vamos te trazer alguns cuidados essenciais que vão garantir o seu bronze lindo e saudável!
Qual a melhor forma de ter a pele bronzeada e se proteger ao mesmo tempo?
Agora que sabemos da importância de proteger a nossa pele, vamos falar sobre como fazer isso enquanto ainda curtimos o sol.
Em primeiro lugar, aplique sempre um protetor solar com FPS adequado para o seu tipo de pele, e lembre-se de reaplicar a cada duas horas, especialmente se estiver nadando ou suando.
Além disso, evite a exposição ao sol nos horários mais intensos, entre 10h00 e 16h00, período que possui maior concentração de raios ultravioleta tipo B.
Vale lembrar que para você conseguir uma pele bronzeada saudável, não precisa passar horas e mais horas seguidas exposta ao sol. O ideal é que você faça isso aos poucos, caso contrário, a sua pele pode descamar e ficar manchada.
Protetor solar impede o bronzeamento da pele?
Quem pensa que o uso do protetor solar vai impedir a pele de ficar bronzeada, está muito enganada. Ele deve sempre ser usado no rosto e no corpo e permite que a pele se bronzeie sem absorver os raios que prejudicam a sua pele e saúde.
Portanto, ele é o seu grande aliado no verão (e em todos os dias do ano) e jamais deve ser deixado de lado. Além disso, existem no mercado diversos protetores autobronzeadores que ajudam no processo de pegar uma cor a mais com saúde.
Quais são os cuidados com a pele no banho após se bronzear no sol?
Após se bronzear no sol, você deve evitar que a água do banho esteja muito quente, já que ela pode desidratar ainda mais a sua pele e facilitar a descamação.
O ideal é que você tome um banho com água gelada para morna, pois essa temperatura vai ajudar na manutenção da cor da sua pele.
Outra dica para evitar a descamação é fazer uma esfoliação suave após o banho. Evite também esfoliações agressivas e buchas vegetais, pois elas podem deixar o seu bronzeado irregular.
Quais alimentos ajudam a prolongar o tempo da pele bronzeada?
Sim, a boa notícia é que a sua alimentação pode ajudar, e muito, a manter a pele bronzeada por mais tempo.
Para prolongar o seu bronzeado de milhões, a dica é consumir alimentos como mamão, cenoura, abóbora, manga e laranja, por exemplo, que são fontes ricas de betacaroteno e auxiliam bastante na tonalização da sua pele.
Ah, e você sabia que alguns alimentos ajudam também a proteger a sua pele contra os danos do sol? Pois é, já anota aí para não esquecer: os alimentos antioxidantes, como abacaxi, nozes, castanhas, grãos integrais e folhas verde-escuras podem ser grande aliadas para te manter mais protegida.
Eles ajudam, ainda, a manter a pele bem mais hidratada. E por falar em hidratação, esse é outro ponto muito importante que você precisa levar em conta sempre que quiser manter a pele bronzeada por mais tempo, já que o corpo precisa ser hidratado por dentro e por fora.
E como fazer isso?
Bebendo muuuito líquido antes, durante e depois da exposição ao sol – cervejinha e Coca-Cola não valem, hein, é para beber água, estamos de olho – e, claro, também investindo em bons hidratantes ou óleos todos os dias, tanto para o rosto, quanto para o corpo.
Com essas dicas incríveis, agora você já está prontíssima para manter a pele bronzeada e conquistar aquele glow dourado dos sonhos com bastante saúde!
Foto de Capa: Wang Xi na Unsplash/Reprodução.