Praticar yoga: quais são os benefícios para o corpo e a mente?
Postado 8 de julho de 2024 em Bem-estar por Ana Beatriz Cardo

Você já pensou em praticar yoga? Se ainda não, talvez seja hora de começar a considerar essa atividade incrível que traz tantos benefícios para o corpo e para a nossa mente.

Afinal, desde diminuir o estresse e promover o relaxamento até aumentar a nossa força, a flexibilidade e o equilíbrio, o yoga pode ainda trazer mais qualidade de vida, paz interior e bem-estar. Vem saber mais!
O que é yoga e por que devo começar a praticar?
Yoga é uma prática milenar originária da Índia que combina posturas físicas, técnicas de respiração e meditação.
Sendo assim, praticar yoga no dia a dia pode trazer diversos benefícios, sem contar que pode ser feita por todas as pessoas, independentemente da idade ou nível de condicionamento físico. Portanto, sem desculpinhas esfarrapadas para começar, hein!
Então, vamos a alguns dos milhões de benefícios físicos que esse exercício pode trazer:
Aumenta a flexibilidade
As posturas de yoga alongam os músculos e melhoram a amplitude de movimento das articulações, o que ajuda a prevenir lesões.
Fortalece os músculos
A prática de yoga trabalha diferentes grupos musculares, ajudando a tonificar e fortalecer o seu corpo de forma equilibrada.
Melhora a postura
Ao fortalecer os músculos centrais e aumentar a sua consciência corporal, a yoga ajuda a corrigir a sua postura, prevenindo aquelas dores indesejadas nas costas e no pescoço.
Quais são os benefícios de praticar yoga para a saúde mental?
Além dos benefícios físicos, praticar yoga também é perfeito para você cuidar da sua saúde mental. Olha só:
Reduz o estresse
As técnicas de respiração e meditação usadas na yoga ajudam a acalmar as nossas mentes e reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Então, depois de um dia de trabalho estressante, já sabe o que fazer, né?
Aumenta a concentração
Praticar yoga com constância melhora a sua capacidade de foco e concentração. Dessa forma, ajuda a facilitar a realização das suas tarefas com mais eficiência.
Promove a paz interior
A combinação de movimentos, respiração e meditação traz uma sensação maravilhosa de calma e equilíbrio. Portanto, é o combo perfeito para o seu bem-estar emocional.
Como praticar yoga pode ajudar na qualidade do sono?
Se você tem dificuldade para dormir, praticar yoga pode ser uma ótima solução. Afinal, as posturas feitas durante o exercício ajudam a liberar a tensão acumulada nos músculos, promovendo um estado de relaxamento físico que facilita o sono.
Além disso, as técnicas de respiração e meditação ajudam a desligar os seus pensamentos acelerados, preparando a mente para um soninho de princesa bem tranquilo.
O exercício também pode ser uma mão na roda para estabelecer uma rotina de sono mais consistente, ajudando a melhorar a qualidade do descanso. Yoga, como não te amar?
Quais são os tipos de yoga e qual é o melhor para mim?
Existem vários estilos de yoga, cada um com suas características e benefícios específicos. Sendo assim, o ideal é ir testando para descobrir qual pode ser o melhor para você:
- Hatha Yoga: é uma prática mais lenta e suave, perfeita para as iniciantes, com mais foco em posturas básicas e técnicas de respiração.
- Vinyasa Yoga: combina movimento e respiração de forma fluida. Dessa forma, é uma prática mais dinâmica e pode ser uma boa opção para quem já tem mais condicionamento e gosta de desafios físicos.
- Yin Yoga: foca em alongamentos profundos e posturas mantidas por longos períodos. Então, é uma ótima alternativa para quem busca relaxamento e flexibilidade.
Como começar a praticar yoga em casa?
Aqui não vai colar a desculpa do “sem tempo para ir em uma aula presencial” ou “não tenho dinheiro para investir nisso agora”. Afinal, praticar yoga é uma atividade que pode ser feita em qualquer lugar, inclusive dentro da sua casa.
Em primeiro lugar a dica para começar é você encontrar um local silencioso e livre de distrações, para assim conseguir praticar com calma.
Depois, você vai precisar estabelecer uma rotina: reserve os dias e horários fixos e cumpra eles como se fosse um compromisso de trabalho. Acredite, 15-20 minutos por dia já vão fazer uma enorme diferença.
Além disso, aproveite do poder da internet, já que existem inúmeros vídeos no Youtube e aplicativos de yoga que oferecem aulas gratuitas para todos os níveis.
Então, bora começar hoje mesmo? Namastê!
Foto de Capa: kike vega na Unsplash/Reprodução.