Procrastinação: elimine o hábito de deixar tudo para depois
Postado 30 de junho de 2024 em Comportamento por Ana Beatriz Cardo

Procrastinação, quem nunca? Aquele hábito de deixar tudo para depois é muito mais comum do que a gente imagina e afeta pessoas de diversas idades.

Pois é, pode parecer inofensivo adiar uma tarefa aqui, outra ali. Mas, no final das contas, o ato de procrastinar sem parar pode virar um problemão na nossa vida, afetando a nossa produtividade e aumentando o nosso nível de estresse.
Então, bora conferir algumas dicas para eliminar esse hábito de uma vez por todas e tornar nossa rotina muito mais leve?
Mas afinal, por que a procrastinação acontece?
A procrastinação pode acontecer pelos mais variados motivos. Primeiro, pode ser o “simples” medo de falhar, a falta de motivação ou até mesmo a desorganização. Às vezes, a gente se sente sobrecarregadas e, em vez de começar, preferimos fazer algo mais agradável.
Além disso, outras vezes, é o perfeccionismo que pode ser o vilão responsável por nos impedir de avançar, esperando o “momento perfeito” que nunca chega. E aí, já começou a se identificar? Rs.
Como a procrastinação afeta as nossas vidas?
O hábito de procrastinar pode ter várias consequências negativas no seu dia a dia. Afinal, deixar tudo para a última hora pode aumentar o seu estresse e ansiedade, porque temos que correr contra o tempo para cumprir prazos.
Dessa forma, isso acaba diminuindo a qualidade do nosso trabalho, já que fazemos tudo na maior correria e corremos o risco de cometer mais erros. Além disso, a procrastinação pode atrapalhar nossos relacionamentos, pois ainda podemos deixar de cumprir compromissos importantes.
Quais são as melhores estratégias para combater a procrastinação?
Eliminar a procrastinação pode parecer difícil. Porém, com algumas estratégias simples, você com certeza vai conseguir mudar esse hábito ruim rapidinho:
Organize suas tarefas
Faça listas de tarefas e sempre priorize o que é mais importante. Divida as grandes tarefas em partes menores e mais gerenciáveis.
Estabeleça prazos realistas
Defina prazos que você vai conseguir cumprir e se mantenha firme neles.
Mantenha a motivação
Determine metas claras e se recompense ao finalizar cada uma delas. Assim, você vai “visualizar” os benefícios de concluir as suas tarefas.
Lide com o perfeccionismo
Aceite que o bom pode ser suficiente. Então, nada de ficar esperando a perfeição para começar algo, combinado?
Como criar um ambiente de trabalho produtivo?
Você sabia que um ambiente de trabalho adequado pode fazer toda a diferença na hora de combater a procrastinação? Então, vamos às dicas de milhões:
- Elimine distrações: mantenha seu espaço de trabalho livre de interrupções, como redes sociais e notificações no celular ou notebook.
- Estabeleça uma rotina diária: crie uma rotina que funcione para você e siga sem ficar tentando mudar a rota no caminho.
- Faça pausas regulares: pequenas pausas ajudam a manter a sua mente fresca e o corpo mais descansado.
- Mantenha o espaço de trabalho organizado: um ambiente limpo e arrumado facilita – muito – a sua concentração.
O que fazer quando a procrastinação persiste?
Se mesmo assim você ainda está lutando contra a procrastinação, pode ser legal buscar ajuda profissional. Sendo assim, um coach ou terapeuta, por exemplo, podem ajudar a identificar as causas do problema e desenvolver estratégias personalizadas para você conseguir superar.
Além disso, praticar técnicas de mindfulness e meditação também pode aumentar o seu autocontrole e a sua concentração no dia a dia.
Portanto, a procrastinação é sim um desafio, mas com as estratégias certas, determinação e persistência, você pode acabar com esse hábito de deixar tudo para depois e, assim, alcançar seus objetivos ainda mais rapidamente!
Foto de Capa: Magnet.me na Unsplash/Reprodução.