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Queda na libido? Descubra o que pode estar acontecendo

Queda na libido

É comum que, em determinados momentos das nossas vidas, tanto homens quanto mulheres sintam uma diminuição no desejo sexual, mas o que pode estar por trás dessa queda na libido?

Foto: Becca Tapert na Unsplash/Reprodução.

Hoje vamos falar um pouquinho sobre as possíveis causas sobre esse problema e o que você pode fazer para recuperar o seu desejo e satisfação sexual. A gente merece, não é?

O que pode causar a queda na libido?

Se você tem notado uma queda na libido e quer entender melhor o porquê, confira abaixo algumas das possíveis causas:

Estresse, preocupações e ansiedade

Você tem se sentido sobrecarregada nos últimos tempos?

Se sim, saiba que isso pode se tornar um problema na sua vida sexual. Isso porque o estresse e a ansiedade do dia a dia podem ter um impacto significativo na libido, diminuindo o desejo sexual e dificultando a sua excitação.

Alterações hormonais

As mudanças nos níveis hormonais, como aquelas que ocorrem durante a menopausa, podem influenciar diretamente na queda da libido.

Neste momento, acontecem oscilações de hormônios, principalmente o estrogênio, que afeta o desejo sexual espontâneo.

Além disso, é comum ainda observar uma diminuição do desejo durante certos períodos do ciclo menstrual ou até mesmo após o parto e enquanto amamentam.

Problemas de saúde

Algumas condições médicas, como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardíacas podem afetar a função sexual e levar a perda de libido.

E não para por aí: alguns medicamentos utilizados para tratar esses problemas de saúde também podem ter efeitos colaterais que impactam a sua vontade de ter relações sexuais.

Entre os remédios que mais afetam são os antidepressivos, psicotrópicos e específicos para hipertensão.

Fadiga e falta de sono

O cansaço excessivo e a falta de sono adequado podem deixar você sem energia e sem nenhuma disposição para atividades físicas e emocionais, incluindo o sexo.

Problemas no relacionamento

Sabe aquelas questões não resolvidas, conflitos ou falta de comunicação em um relacionamento? Então… elas podem causar tensão, tristeza, te deixar ansiosa e, consequentemente, afetar a sua libido.

O que fazer para recuperar a minha queda na libido?

Em primeiro lugar, é muito importante que você entenda os motivos que levaram à piora da vida sexual e queda na libido. Portanto, a recomendação é fazer uma avaliação médica e exames de rotina. Depois, existem algumas práticas que podem ajudar, como:

Pratique o autocuidado

Dedique tempo para cuidar de si mesma e reduzir o estresse. Práticas como meditação, exercícios físicos, hobbies relaxantes e uma boa noite de sono podem ajudar a aliviar a ansiedade e aumentar o seu bem-estar geral.

Mantenha um bom diálogo com as pessoas que você se relaciona

Comunicação aberta e sincera é essencial em qualquer relacionamento. Por isso, discuta seus sentimentos, preocupações e desejos com seus parceiros para fortalecer a conexão emocional e melhorar a intimidade.

Busque ajuda profissional

Se a queda na libido estiver afetando significativamente a sua qualidade de vida e seu relacionamento, considere buscar orientação de um médico ou terapeuta sexual.

Eles podem ajudar você a identificar a causa “implícita” do problema e oferecer tratamentos adequados.

Experimente novas formas de intimidade

Explore outras formas de conexão física e emocional com seu parceiro(a) além do sexo tradicional. Carinho, massagem, beijos e abraços podem fortalecer a intimidade e aprofundar o vínculo entre vocês. E acredite, não tem nada melhor do que isso em uma vida a dois.

Mantenha um estilo de vida saudável

O básico e óbvio que sempre precisa ser dito! Uma alimentação balanceada, atividade física regular e hábitos saudáveis ​​de sono podem contribuir para o seu bem-estar geral e, consequentemente, para uma libido mais saudável.

Portanto, evite o excesso de doces, álcool e farinha branca, que são capazes de alterar a energia sexual pela diminuição dos hormônios androgênicos ou sexuais. Além disso, alimentos como pimenta, amendoim, nozes, romã, café, figo e outros com altos níveis de vitamina D, como cereais, cogumelos, peixes e ovos podem ajudar a melhorar a libido.

Existem ainda ótimas alternativas naturais que também podem auxiliar no problema, como a maca peruana.

Lembrando sempre que a queda na libido é uma questão comum e pode ser tratada com cuidado e paciência. Mas, nunca deixe de buscar apoio e orientação de médicos quando necessário, e não se esqueça de que é perfeitamente natural passar por altos e baixos na vida sexual.

Foto de Capa: Toa Heftiba na Unsplash/Reprodução.

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