Rotina matinal x noturna: qual momento do dia funciona melhor para você?
Postado 19 de abril de 2025 em Bem-estar por Ana Beatriz Cardo

A verdade é que não existe uma fórmula mágica. Enquanto algumas pessoas acordam às 6h da manhã com disposição total, outras só conseguem ser produtivas quando o sol se põe. E está tudo bem! Porém, entender como a sua rotina matinal (ou noturna) influencia no seu bem-estar pode ajudar — e muito — a ajustar hábitos no dia a dia!

Por isso, antes de copiar o ritual da influenciadora que medita às 5h ou o do criador de conteúdo que só trabalha de madrugada, vale observar: qual desses ritmos realmente combina com você? Afinal, o importante é encontrar um estilo que funcione na prática — e não só no papel.
Por que tanta gente aposta em uma rotina matinal?
A rotina matinal ganhou o coração de muitas pessoas nos últimos anos, principalmente nas redes sociais. E faz sentido. Em primeiro lugar, o início do dia costuma ser mais silencioso, sem muitas interferências externas. Por isso, quem acorda cedo costuma ter mais controle sobre o que faz nas primeiras horas.
Além disso, atividades como alongamento, journaling (escrever em um diário), leitura ou um simples café da manhã tranquilo ajudam a começar o dia com mais clareza. Sendo assim, essa sensação de organização pode se refletir em mais foco e produtividade nas horas seguintes.
Mas, vale lembrar: nem todo mundo se adapta a acordar cedo. E forçar esse hábito pode gerar mais frustração do que resultado, viu?
E a rotina noturna? Ela também pode ser produtiva?
Com certeza. Tem quem funcione muito melhor quando o dia acaba e tudo desacelera do que na rotina matinal. Então, a rotina noturna pode ser ideal para quem tem mais energia à noite, seja para organizar a casa, praticar um hobby ou até adiantar tarefas do dia seguinte.
Inclusive, muita gente só encontra paz mental nesse momento. Afinal, depois que as obrigações terminam, é possível relaxar de verdade. Por isso, usar esse tempo com intenção — em vez de ficar no scroll infinito de tela — pode transformar completamente a forma como você vive seus dias.
Dessa forma, atividades como um banho relaxante, leitura, skincare ou até escrever o que você quer resolver no dia seguinte ajudam a melhorar a qualidade do sono e a saúde mental.
Como saber se a rotina matinal ou noturna funciona melhor para mim?
Agora, é a hora de observar sua rotina real! Então, você pode se perguntar:
- Qual momento do dia você se sente mais alerta e criativa?
- É mais fácil cumprir tarefas pela manhã ou à noite?
- Seu corpo responde melhor a treinos e atividades físicas em que horário?
- Quando você tem mais silêncio e concentração?
Assim, essas pistas ajudam a entender qual ritmo te favorece. Além disso, é possível combinar o melhor dos dois mundos. Por exemplo, uma rotina matinal leve, com um despertar mais consciente, e uma rotina noturna que fecha o dia com autocuidado e presença podem ser o equilíbrio perfeito.
Além disso, a rotina ideal não é fixa, é flexível. Existem fases da vida em que acordar cedo é essencial (como quando se tem filhos pequenos ou um horário de trabalho rígido). Mas, também existem momentos em que aproveitar a noite pode ser a única forma de garantir um tempo só seu.
Portanto, mais importante do que seguir padrões externos e “se obrigar” a levar uma rotina matinal é se observar. Testar, ajustar e criar um fluxo que funcione com a sua realidade, respeitando o seu corpo e suas necessidades.
A rotina perfeita é aquela que faz sentido para você. Seja com uma xícara de café antes do nascer do sol ou com um momento de silêncio à meia-noite, o que vale é ter intenção no que faz. Afinal, é essa presença nos pequenos rituais que transforma o dia!
Foto de Capa: Paige Cody na Unsplash/Reprodução.