Sensível demais? Entenda porque chorar pode ser benéfico
Postado 21 de março de 2024 em Bem-estar por Júlia Miranda
É lógico que não é possível chorar em todos os momentos e as vezes precisamos controlar essa vontade. Mas você sabia que chorar pode ser benéfico?
Por que nós choramos?
Existe um termo chamado regulação emocional, isso é, uma habilidade que nós desenvolvemos de vivenciar nossas emoções expressa-las. Precisamos entender que emoção é informação. Então, a regulação emocional, seria a forma saudável de digerir e traduzir essas emoções.
Também é importante lembrar que regulação é diferente de controle. Entender seus sentimentos é muito importante para saber da onde aquela emoção está vindo.
Quando sentimos um nó na garganta e vontade de chorar, o que desencadeou isso? Raiva, tristeza, felicidade? E esse sentimento vem de dentro ou de fora?
Ter uma regulação emocional e traduzir as emoções de forma saudável pode melhorar muito sua forma de se ver e suas relações com os outros. Uma vez que, existem formas de expressar emoção são mais saudáveis que outras formas.
Se chatear, chorar, respirar, correr… é muito mais benéfico, por exemplo, que traduzir o que está sentindo de forma agressiva, ou gritando, ou fazendo algo que pode prejudicar sua integridade física.
Há estudos que comprovam, inclusive, que pessoas que choram mais, podem ter mais controle emocional e serem mais abertas ao comunicar suas emoções. Ou seja, quem possui mais dificuldade de demonstrar as emoções pode sofrer de algum bloqueio emocional.
Quais são os benefícios de chorar?
Essas movimentações físicas, são reações que surgem internamente, de acordo com sentimentos causados por nós mesmos ou sentidos externamente. Quando tem uma carga emocional, que é esse sentimento de que tem algo acontecendo, o corpo age de certa forma a tentar se auto regular.
Então por isso, é uma grande verdade quando as pessoas dizem que depois de chorar, se sentem mais leves. Uma vez que seu corpo busca regular e traduzir essas emoções, essa descarga é sentida e liberamos essa energia.
Existem várias formas de expressar essas emoções. Balançar as pernas, suar as mão, e dentre elas, chorar. Então, ao chorar, nosso organismo libera endorfina, aliviando as dores, até físicas.
Além desse processo de restauração do bem-estar emocional e da produção de endorfina, um estudo pediátrico feito com crianças, chegou a conclusão que chorar melhora, inclusive, a qualidade do sono.
Chorar é sinal e fraqueza?
As vezes, pessoas que choram muito são consideradas “sensíveis demais” e chorar pode ser visto como sinônimo de fraqueza. Mas é importante saber que a forma de expressar as emoções é diferente para cada pessoa.
Então, hopers, nada de invalidar suas emoções pelos outros. O autocontrole é sempre bem vindo em momentos necessários. Mas enquanto puder ser você mesma e sentir da sua forma, seja e sinta.
Sua forma de vivenciar a vida e experimentar as sensações e emoções as quais somos submetidas diariamente, é única e te faz ser que você é, e não podemos deixar que ninguém invalide ou diminua isso.
Chorar tem a função de gerenciar suas emoções e criar um estado de equilíbrio em momentos de tensão, e como já vimos, pode ser muito benéfico. É uma forma de liberar hormônios que promovem uma boa sensação em nosso corpo quando precisamos dessa regulação.
Espero que esse texto te ajude a compreender melhor suas emoções e como lidar com elas! E que você se lembre desses benefícios toda vez que sentir vontade, ou necessidade de chorar. Por aqui apoio que sejamos livres, e o choro também! 😂
Foto de capa: Unsplash/Reprodução.