Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Shampoo sem sal ou com sal? Acabe com as suas dúvidas

shampoo sem sal

Nós, mulheres, estamos sempre em busca do melhor cuidado para os nossos cabelos, não é mesmo? Por isso, é natural termos dúvidas sobre quais produtos são mais adequados para usar no dia a dia, sendo a principal delas, o tipo de shampoo. Afinal, devemos usar shampoo sem sal ou com sal para um cabelo mais saudável? Vamos descobrir um pouco mais sobre cada um deles abaixo!

Foto: Lindsay Cash na Unsplash/Reprodução.

O que é o shampoo sem sal?

O shampoo sem sal, como o próprio nome já fiz, é formulado sem a presença do cloreto de sódio, um dos componentes mais comuns nos produtos de limpeza capilar.

Esse tipo de shampoo é especialmente indicado para as pessoas com cabelos quimicamente tratados, ou seja, para quem faz alisamentos, tinturas, luzes ou permanentes. Isso porque o sal pode ser um pouco mais agressivo para esses cabelos, removendo a gordura natural e podendo causar ressecamento e danos aos fios.

No entanto, o cloreto de sódio somente é usado pelas indústrias de cosméticos para produzir espuma e dar uma consistência maior ao produto, evitando que ele escorra e fique muito líquido quando colocado nas mãos.

Portanto, os shampoos isentos de sal podem ser recomendados para quem utiliza química no cabelo, porém não se diferenciam taaanto assim dos produtos comuns.

O que é o shampoo com sal?

Por outro lado, o shampoo com sal contém cloreto de sódio na sua composição.

Dessa forma, esse tipo de shampoo é mais comum e pode ser utilizado, de preferência, por pessoas com cabelos mais saudáveis, sem químicas e “não processados”.

O sal presente na fórmula do shampoo ajuda bastante na limpeza do couro cabeludo e dos fios, removendo sujeira, oleosidade e resíduos de produtos capilares.

Pode lavar os cabelos com shampoo todos os dias?

Sim, você pode usar shampoo sem sal ou com sal diariamente, se desejar. No entanto, é importante lembrar que lavar o cabelo com muita frequência pode remover os óleos naturais do couro cabeludo e dos fios, levando ao ressecamento.

Portanto, se optar por lavar o cabelo todos os dias, é recomendável complementar o cuidado com máscaras hidratantes para manter a saúde e a maciez dos fios, principalmente se você faz exercícios e molha os cabelos com suor no dia a dia.

Além disso, a lavagem deve ser feita sempre com água morna ou fria, com massagens delicadas no couro cabeludo. E lembre-se de que após o enxague, você deve aplicar um bom condicionador apenas no comprimento dos fios para a raiz não ficar pesada.

Shampoo sem sal x shampoo com sal: qual é o melhor para o meu cabelo?

Como já falamos ali em cima, a escolha entre shampoo sem sal e com sal deve levar em consideração as necessidades específicas do seu cabelo.

Portanto, se você tem cabelos quimicamente tratados, secos, danificados ou mais sensíveis, a versão sem sal pode ser a opção mais indicada para evitar danos adicionais.

Porém, se por outro lado os seus cabelos são saudáveis e não passaram por processos químicos, o shampoo com sal pode proporcionar uma limpeza eficaz sem causar nenhum tipo de problema, ao contrário do que muitos pensam.

Não, o shampoo com sal não é o vilão da história, pode acreditar, rs.

De qualquer forma, vale lembrar que ambos os produtos podem ser usados em todos os tipos de cabelo, sejam eles oleosos, mistos ou secos.

Mas, por via das dúvidas, vale sempre conversar com o seu cabelereiro ou até mesmo com médicos tricologistas – especializados em cabelos. Assim, vai entender os prós e contras e decidir a melhor opção para você.

Foto de Capa: Pablo Merchán Montes na Unsplash/Reprodução.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: