Saiba quais são os principais sintomas da menopausa e como aliviar

Sintomas da menopausa

Menopausa: só de ouvir essa palavra, muita gente já pensa em ondas de calor, mudanças de humor e noites mal dormidas, né? Mas calma, essa é uma fase natural na vida de toda mulher, e entender os sintomas da menopausa pode ajudar a passar por esse momento com muito mais tranquilidade.

Foto: Sweet Life na Unsplash/Reprodução.

Então, se você está chegando nessa fase ou já está passando por ela, vem comigo que eu vou te contar o que pode rolar e, claro, como aliviar esses sintomas de um jeito mais leve.

Quais são os sintomas da menopausa que podem aparecer?

Primeiramente, cada mulher é única, então os sintomas da menopausa podem variar bastante de pessoa para pessoa. No entanto, alguns sinais são bem comuns nessa fase, como:

  • Ondas de calor (os famosos fogachos): Do nada, você sente um calorão que começa no rosto e se espalha pelo corpo. Parece que acenderam uma fogueira interna! E, junto com isso, vem o suor e a pele avermelhada.
  • Alterações no sono: Insônia, dificuldade para pegar no sono e aqueles despertares no meio da noite suando como se estivesse no deserto. Sim, os fogachos noturnos são reais.
  • Mudanças de humor: Sabe aquele sobe e desce de emoções? Irritabilidade, ansiedade e até momentos de tristeza podem fazer parte dessa fase, tudo por causa das mudanças hormonais.
  • Secura vaginal: Com a queda do estrogênio, a região íntima pode ficar mais seca. Dessa forma, pode gerar desconforto, especialmente durante as relações sexuais.
  • Diminuição da libido: Não é só a secura vaginal que pode interferir. Afinal, o desejo sexual também pode dar uma diminuída por questões físicas e emocionais.
  • Problemas de memória e concentração: Se você começar a esquecer onde deixou as chaves ou a perder o foco nas tarefas, saiba que isso pode ser mais um dos sintomas da menopausa.

Como aliviar os sintomas da menopausa e melhorar o bem-estar?

Mesmo sendo uma fase inevitável, dá para lidar melhor com esses sintomas e viver de forma mais leve e saudável. Por isso, vou trazer algumas dicas que podem ajudar:

Se alimente bem

Invista em uma alimentação rica em cálcio, vitamina D e fitoestrogênios (tipo soja) para aliviar alguns sintomas e cuidar da saúde dos ossos.

Faça exercícios físicos

Além de ajudar a manter o seu peso em dia, fazer atividade regular vai ainda melhorar o seu humor, diminuir as ondas de calor e te proporcionar uma noite de sono melhor. Então, bora se mexer e colocar esse corpo para suar!

Se hidrate – por dentro e por fora

Beber bastante água e usar hidratantes específicos pode ajudar a combater a secura vaginal e manter a pele macia. Porém, principalmente com produtos íntimos, não compre nada antes de conversar com seu médico, combinado?

Terapia hormonal

Em alguns casos, o médico pode sugerir a reposição hormonal para dar uma aliviada nos sintomas da menopausa mais intensos, como os fogachos e as mudanças de humor.

Invista no seu relaxamento

Por fim, as práticas como meditação, yoga e respiração profunda podem ser grandes aliadas para diminuir o estresse e a ansiedade, e dar aquele boost perfeito no bem-estar.

É normal ter sangramento menstrual na menopausa?

Essa é uma dúvida super comum e importante! Afinal, durante a perimenopausa, que é o período de transição antes da menopausa em si, é normal que os ciclos menstruais fiquem meio bagunçados.

Nessa fase, os hormônios como estrogênio e progesterona estão mais instáveis, o que pode causar um dos sintomas da menopausa menos conhecidos, mas que acontece: o sangramento menstrual intenso, também chamado de “inundação da menopausa”.

Esse sangramento mais forte acontece porque, durante a perimenopausa, seus ovários nem sempre liberam um óvulo, o que faz com que a progesterona não seja produzida como deveria. Então, o resultado? O revestimento do útero acaba se acumulando mais do que o normal e, quando se desprende, o sangramento é mais intenso. Além disso, esse fenômeno é mais comum na puberdade e na perimenopausa.

Agora, se você já passou 12 meses sem menstruar (ou seja, entrou na menopausa) e o sangramento continuar, é essencial dar uma passadinha no médico para ver o que está rolando. Isso porque, em alguns casos, pode ser necessário investigar outras condições, como pólipos ou miomas.

Portanto, passar por essa fase nem sempre é fácil, mas entender os sintomas da menopausa e como lidar com eles pode fazer uma grande diferença!

Foto de Capa: Marivi Pazos na Unsplash/Reprodução.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: