Solidão na gestação: precisamos falar sobre esse sentimento
Postado 17 de maio de 2024 em Comportamento por Júlia Miranda
Sem dúvida alguma, dar a luz é um ato lindo, que representa a força e a vitalidade feminina, mas a gestação também pode vir com outras cargas que não são sentidas da mesma forma por todas as mulheres.
A gestação pode gerar sentimentos ruins?
É importante nos atentarmos para alguns pontos sobre a gestação, que podem tornar muito mais leve e real esse momento para muitas mulheres. Isso porque, pode existir uma romantização sobre esse momento, que não traz a liberdade para as mulheres poderem sentir a realidade desse momento.
Sentir algumas coisas não tão positivas durante a gravidez, como: medo, solidão, ansiedade, culpa e impotência, é totalmente possível, e não torna a sua gestação pior do que a de outra mulher.
O fato é que para cada uma, esse momento é sentido de uma forma e não existe uma receita mágica, nem padrões a serem seguidos quando o assunto é sentimento. Principalmente, porque esse já é um momento delicado por conta as alterações hormonais e misturas de sentimentos que a mulher pode sentir ao gerar um filho.
Porque algumas mulheres se sentem sozinhas na gestação?
Esse sentimento de solidão, pode vir, inclusive, quando a mulher está acompanhada. Isso porque, a mulher sente internamente algumas coisas que as outras pessoas a sua volta não sentem.
Então pode parecer que ela está realmente sozinha naquele processo de gestar, já que só ela está vivendo fisicamente esse processo. Em alguns casos, mesmo com o companheiro presente, as mulheres podem sentir que não é o bastante.
E isso, pode não ser culpa do outro. As vezes é só um sentimento interno que quem esta ao lado precisa aprender a entender e a respeitar a delicadeza desse período.
O que fazer para ajudar uma mulher passando por um período difícil durante a gravidez?
Ser um bom ouvinte e oferecer apoio incondicional, pode ser uma ótima forma de contribuir neste momento. As vezes, essas futuras mamães não estão buscando por uma solução para esses sentimentos. E sim, apoio e compreensão, portanto, ser um ombro amigo pode ajudar.
Outra coisa que é possível contribuir, é relevar certas discussões e o estresse que já é uma condição natural desse momento, então, não prolongue brigas e discussões e tente ser positivo quanto a este momento.
Se você é amiga de uma mulher grávida, ofereça apoio e ajuda sempre que possível, as vezes, uma simples companhia pode fazer toda a diferença nesse período e tornar seu dia melhor.
E, se você está grávida e tem passado por esses sentimentos, conversar com alguém também pode ajudar. Principalmente com pessoas próximas a você que já passaram por isso.
Compartilhar sentimentos, experiências e dicas, pode ser muito válido e ajudar muito a passar pela gravidez de uma forma mais leve.
Foto de capa: Unsplash/Reprodução. Foto de: freestocks.