Como superar uma desilusão amorosa e seguir em frente?

Desilusão amorosa

Ah, a desilusão amorosa… quem nunca passou por isso, não é mesmo? Quando o coitado do nosso coração “se quebra”, até parece que o mundo todo desmorona junto. No entanto, apesar da dor deste momento ser intensa, a boa notícia é que ela não dura para sempre – bem aí no fundo você sabe disso, né?

Foto: Cynthia Magana na Unsplash/Reprodução.

Então, chegou a hora de dar um pause nessa playlist triste que você está ouvindo no repeat do Spotify e se reerguer para ficar mais forte do que nunca. Vamos juntas nessa?

O que é uma desilusão amorosa?

Antes de tudo, é importante entender o que é a tal da desilusão amorosa. Basicamente, é quando nossas expectativas sobre um relacionamento não são atendidas, resultando em sentimentos de tristeza, frustração e até mesmo desespero.

Sendo assim, ela pode acontecer por várias razões: uma traição, um término inesperado ou simplesmente a descoberta de que aquela pessoa não era quem você pensava. Independente da causa, a dor é real e válida.

Como lidar com a dor da desilusão amorosa?

Quando a desilusão amorosa bate à porta, é natural você sentir que o seu mundo acabou. Mas tenha fé, e muita calma, porque existem ótimas formas de lidar com essa dor e dar um start na sua jornada de recuperação:

Se permita sentir e chore tudo o que tem para chorar

Sim, é isso mesmo. Nada de reprimir as suas emoções e fingir para os outros (e para você mesma) de que está tudo bem. Portanto, chore, grite, escreva sobre seus sentimentos, faça terapia… Expressar a dor é o primeiro passo para a cura, combinado?

Busque apoio

Não tem nada melhor do que o ombro das pessoas que a gente ama nos momentos tristes e difíceis da vida. Então, mesmo que você prefira “sofrer sozinha”, esteja perto, na medida do possível, das suas amigas e familiares, que podem trazer conforto e bons conselhos para você.

Cuide de si mesma

Faça atividades que você ama e te fazem bem: pratique exercícios físicos, mantenha uma alimentação saudável, medite, maratone seus filmes preferidos, programe uma viagem, se renove no cabelereiro. Afinal, é hora de cuidar ainda mais de você e o seu bem-estar é fundamental para dar a volta por cima.

Como reconstruir a autoestima após uma desilusão amorosa?

Infelizmente, cair no golpe da desilusão amorosa pode abalar seriamente as nossas autoestimas. Porém, para tudo se tem um jeito e aqui não será diferente. Vamos às dicas:

  • Novos desafios: aprender algo novo ou assumir um novo hobby pode aumentar a sua confiança em você mesma e na vida.
  • Afirmações positivas: repita para si mesma frases positivas, como “Eu sou forte”, “Eu mereço amor”.
  • Evite redes sociais: ver a vida “perfeita” dos outros pode aumentar a sensação de ansiedade e tristeza. Então, que tal dar um tempo do Instagram e se concentrar em você?
  • Pratique a gratidão: tente focar nas coisas boas da sua vida e faça uma lista de agradecimentos diários. Dessa forma, você sempre vai mudar a sua mente para o lado positivo.

Como transformar a desilusão amorosa em aprendizado?

Em primeiro lugar, saiba que toda experiência que você passa, por mais dolorosa que seja, traz consigo lições valiosas.

Então, comece refletindo sobre o que deu errado e o que você pode aprender com isso. Além disso, use essa experiência como um instrumento de crescimento pessoal, para você crescer e evoluir como pessoa – mesmo que a errada da história não seja você, rs.

Por último, encare essa desilusão amorosa como uma oportunidade para novas possibilidades e um futuro melhor. E mais importante, tenha paciência e acredite no clichê de que nada é por acaso, o que é seu está guardado! <3

Foto de Capa: Tamara Bellis na Unsplash/Reprodução.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: