Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Saiba quais são os tecidos sustentáveis e conheça os benefícios

Cada vez mais marcas têm investido em tecidos sustentáveis. O que é vital, já que a indústria da moda é responsável por cerca de 8% da emissão de gás carbônico na atmosfera. Além disso, o consumo anual de água pelas empresas têxteis soma 93 trilhões de litros.

Por que usar tecidos sustentáveis?

Esse é um movimento em busca de uma moda sustentável, ou seja, que utiliza métodos de produção menos prejudiciais ao mesmo ambiente em toda a cadeia produtiva.

Tudo isso mantendo a entrega de roupas confortáveis e de qualidade para os consumidores. Preparamos um conteúdo incrível sobre:

  • principais tecidos sustentáveis;
  • características;
  • benefícios.

Ao final, você verá onde pode investir nessa moda mais eco-friendly. Spoiler: a HOPE é uma das marcas que investem em tecidos ecológicos. Confira!

Links dos produtos dessa imagem:

O que são tecidos sustentáveis?

Como o próprio nome sugere, são materiais que geram menos impactos ao meio ambiente, desde o processo de produção até o descarte e a reciclagem. Eles podem ser feitos em fibras naturais, como:

  • algodão orgânico;
  • linho;
  • modal;
  • laranja ou bananeira, ou sintéticas, de produtos químicos recicláveis.

Para eles serem considerados sustentáveis, devem ter:

  • baixo impacto ambiental durante a produção;
  • uso de agentes químicos sustentáveis (ou o não uso desses produtos);
  • material biodegradável ou reciclável para descarte final.

Tecidos biodegradáveis são aqueles feitos em materiais orgânicos que se decomponham rápido na natureza ou malhas feitas em fibra sintética quimicamente alterada para a decomposição natural e eficaz. 

Onde descartar o material?

Para que isso aconteça de maneira positiva para o meio ambiente, é preciso que o tecido seja descartável em um aterro sanitário ou uma composteira, onde ele fica exposto para a ação de micro-organismos. Assim, as fibras se decompõem e reduzem o acúmulo de lixo na natureza.

Quais são os principais tipos de tecidos sustentáveis?

Agora que você já sabe o que é uma malha sustentável, é hora de conhecer quais são os tipos de tecido eco-friendly. Confira!

1. Modal

O tecido modal é um material cuja matéria-prima vem da celulose, portanto, possui fibras naturais.

A produção demanda cerca de 20 vezes menos água que o algodão comum. Ele também é feito com produtos químicos recicláveis. 

Link do produto dessa imagem: Calcinha Biquíni Green em Modal

2. Microfibra biodegradável

A microfibra é um tecido feito com fibras sintéticas de poliéster, poliamida, acrílico ou viscose. A versão sustentável é feita com fibras de poliamida biodegradável.

Como vimos, isso significa que, após o descarte correto, o processo de biodegradação é mais rápido — ele ocorre em até três anos, contra os 50 anos da microfibra tradicional.

Links dos produtos dessa imagem:

3. Algodão orgânico

Esta alternativa é mais sustentável que o algodão. Apesar dessa fibra ser natural, o modo convencional de produção gasta alta quantidade de água e energia, além de usar agrotóxicos com intensidade.

A versão orgânica conta com quantidade reduzida de produtos químicos, preservando os nutrientes do solo.

4. Fibra de bananeira

Entre os tecidos sustentáveis brasileiros, está a fibra de bananeira. Ela é confeccionada a partir do tronco da árvore, um material bem resistente, natural e biodegradável.

O toque é parecido com o algodão e a seda, sendo bastante macio à pele, perfeito para compor vestidos, macacões, kimonos e outras peças leves.

5. Fibra de laranja

Entre os tecidos sustentáveis, outra opção é a fibra de laranja. Ela é produzida a partir da celulose do bagaço das laranjas descartadas pelas fábricas de suco.

Portanto, além da origem natural, esse tecido reaproveita materiais que seriam jogados fora. O toque é bem parecido com a seda: suave, leve e com acabamento acetinado.

6. Linho

O linho é um dos tecidos clássicos e mais utilizados em roupas sociais, como camisas, blazers e calças. A fibra tem origem em plantas herbáceas.

A produção dispensa o uso de agrotóxicos e demanda pouco consumo de água. Por isso, pode ser considerada sustentável.

Onde encontrar peças em tecidos sustentáveis?

Como o movimento da moda ecológica tem ganhado cada vez mais força, hoje em dia, já é possível encontrar peças feitas em tecidos sustentáveis muito estilosos.

As lingeries da HOPE são um exemplo disso, sabia? Assim como nos preocupamos em te deixar ainda mais linda e confortável, também nos importamos com o impacto no meio ambiente.

Coleção Green e Touch

A nossa coleção Green, por exemplo, conta com sutiãs, calcinhas e regatas feitas em tecido modal. Ele é:

  • superconfortável;
  • com toque macio à pele;
  • bem respirável, levando a umidade de dentro para fora;
  • absorve bem o suor — cerca de 50 vezes mais que o algodão.

Já na coleção Touch, você encontra diversas peças feitas com microfibra biodegradável, muito suave e leve.

Temos diferentes modelos de sutiã (como o push up e o meia-taça) e calcinhas (como biquíni, fio-dental, laterais largas, boyshort, com acabamento invisível, cintura alta ou renda).

Links dos produtos dessa imagem:

Ainda há as calcinhas absorventes da coleção Flow. Além de serem feitas em tecido biodegradável, elas são alternativas mais sustentáveis aos absorventes convencionais, já que são laváveis e reutilizáveis.

Com elas, você poupa o descarte excessivo e ainda se sente segura e confortável naqueles dias.

Link do produto dessa imagem: Calcinha Absorvente Boyshort Flow Fluxo Moderado

Vale a pena apostar em tecidos sustentáveis?

Apostar em tecidos sustentáveis é só uma das formas de garantir um futuro melhor para as próximas gerações e ter mais consciência do nosso impacto no meio ambiente.

Existem outras maneiras de formar uma moda consciente e sustentável — falamos mais sobre esse assunto no nosso conteúdo especial.

Aqui, no blog Loucas por Lingerie, você encontra vários outros posts sobre tendências da moda e dicas de estilo, além de artigos sobre comportamento feminino e maternidade. Fique de olho e chame as amigas para a leitura!

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: