Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Por que investir em terapia ocupacional para garantir sua saúde?

Por que investir em terapia ocupacional para garantir sua saúde?

Cada vez mais pessoas têm se tornado adeptas da terapia ocupacional. Afinal, ela oferece uma série de vantagens quando o assunto é cuidar do bem-estar. Então, entenda mais sobre esse assunto e como ela pode te ajudar no seu dia a dia.

O que é a terapia ocupacional ou TO?

Também chamada de TO, ela foca em promover a saúde e bem-estar das pessoas. Assim, ajuda quem sofre com questões sensoriais, físicas, motores e sociais. Além disso, o recurso terapêutico usado aqui é a ocupação humana.

Esse tipo de terapia leva em conta diversos fatores. Por exemplo, desenvolvimento da paciente, faixa etária e formação familiar. Dessa forma, usa todos esses aspectos para auxiliar no tratamento da melhor maneira possível.

Dito isso, a terapia ocupacional ajuda nos seguintes aspectos:

  • criação de habilidades novas e essenciais para o dia a dia;
  • retomada de funções, ainda que por meio de um processo de adaptação;
  • redefinição de emoções e ações;
  • reorganização da vida, desde as atividades mais básicas;
  • descoberta de novas maneiras de viver, com foco no bem-estar;
  • trabalho da qualidade de vida.

É um tipo de tratamento bem completo e com foco no bem-estar. Não é à toa que esse tipo de terapia tem se tornado cada vez mais popular. Isso não só para um grupo específico, já que a procura é bem diversa.

Por que investir em terapia ocupacional para garantir sua saúde?

Link do produto dessa imagem: Blusa Manga Longa Decote Canoa Segunda Pele Em Viscose Levíssima Off White

TO x fisioterapia: existe diferença mesmo?

Muitas pessoas confundem essas duas áreas, mas elas não são o mesmo. Afinal, elas têm objetivos finais distintos. Então, a fisioterapia foca em ajudar a parte motora.

Já a TO inclui questões cognitivas, emocionais e psicológicas. Dessa forma, é algo mais abrangente e ambos não devem ser confundidos.

Quem pode fazer TO?

O legal da terapia ocupacional é que ela é ideal para diversos tipos de pessoas, com necessidades e problemas diferentes, bem como, de qualquer faixa etária.

1- Bebês e crianças em geral

Ela é útil para crianças que possuem algum problema no crescimento. Além disso, ajuda a desenvolver soft skills específicas. Inclusive, a TO auxilia até quem tem dificuldade com questões escolares.

2- Adultos

É perfeita para pessoas adultas que precisam se reorganizar por algum motivo. Assim, vai trabalhar diversos âmbitos pessoais para que elas possam chegar no seu bem-estar físico e emocional.

3- Pessoas com danos cerebrais

É um tipo de terapia muito importante para as pessoas que sofreram alguma lesão no cérebro. Dessa forma, ajuda na hora de aprender a realizar tarefas do dia a dia. Isso vale tanto para o aspecto pessoal quanto profissional.

4- Idosos

Esse é um grupo que precisa de tarefas constantes para trabalhar o seu bem-estar. Assim, a TO usar diversas ferramentas práticas para que essas pessoas possam melhorar sua independência e tenham uma melhor qualidade de vida.

5- Grupos de risco

Essa terapia também é muito útil para ajudar pessoas que sofrem de:

  • exclusão social;
  • núcleo familiar sem uma estrutura;
  • dependência química;
  • transtornos psicológicos, intelectuais ou sensoriais.

Inclusive, a TO não é ideal para apenas um indivíduo. Dessa forma, é uma ótima opção para familiares e redes de apoio. Afinal, ela pode dar as dicas necessárias sobre como lidar com determinada situação.

Por que investir em terapia ocupacional para garantir sua saúde?

Link do produto dessa imagem: Camiseta Alças Finas Em Modal E Detalhe Em Renda Preto

Quais são os benefícios da terapia ocupacional?

Um dos maiores benefícios da terapia ocupacional tem relação com a autonomia das pessoas. Assim, vale a pena entender melhor sobre como ela consegue impactar indivíduos diferentes.

No caso de crianças pequenas, ela trabalha muito aspectos motores e cognitivos. Portanto, a autonomia é estimulada de modo que elas consigam realizar tarefas do dia a dia. Por exemplo, comer e atividades relacionadas a higiene pessoal e autocuidado.

Inclusive, ela é importante no desenvolvimento social. Isso vale tanto para crianças quanto para adultos. Afinal, essa pode ser uma questão em qualquer fase da vida.

Seguindo com os exemplos, pessoas amputadas também são auxiliadas pela terapia ocupacional. Assim, é função do terapeuta criar novas soluções para que o indivíduo possa realizar as suas atividades diárias.

Um tratamento universal

O importante é entender que seu papel é relevante e independe de faixa etária. Qualquer pessoa que precise de ajuda com sua autonomia vai se beneficiar desse tipo de tratamento.

É essencial deixar claro que como qualquer tipo de terapia, nada acontece de forma rápida. Então, é um processo longo, mas que mostra resultados muito satisfatórios.

Vale a pena investir em terapia ocupacional?

Sem dúvidas vale a pena investir nessa terapia. Afinal, já ficou claro o quão importante ela é em diferentes estágios da vida. Homem, mulher, criança e idoso, todo mundo pode se beneficiar desse tratamento.

O importante é sempre buscar profissionais renomados. Não se pode esquecer que a TO precisa sempre ser executada por pessoas qualificadas. Só assim é possível atingir os resultados esperados.

No fim, a terapia ocupacional é uma das grandes ferramentas que te ajudam a trabalhar seu bem-estar. Dessa forma, é um investimento para se ter uma melhor qualidade de vida.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: