Diferentes tipos de depilação: qual a ideal para você?
Postado 8 de maio de 2024 em Beleza por Ana Beatriz Cardo
Eliminar os pelos indesejados pelo corpo é uma vontade da grande maioria das mulheres (e de muitos homens também). O lado positivo é que, hoje em dia, existem diversos tipos de depilação, que podem apenas arrancar superficialmente os pelos ou acabar com eles todinhos de forma definitiva. Quer saber qual o ideal para você? Vem com a gente.
Quais são os tipos de depilação mais comuns?
É importante que você entenda sobre os diferentes tipos de depilação para descobrir qual o melhor método para seu tipo de pele, cor, sensibilidade, quantidade de pelos e preferências pessoais.
Afinal, alguns são mais caros, outros doloridos… então, tudo depende do seu bolso e, claro, vontade de sofrer, rs. Vamos conferir abaixo alguns métodos mais comuns:
Depilação com cera quente
A depilação com cera quente é conhecida por oferecer resultados que duram um tempinho a mais (aproximadamente 20 dias), já que remove os pelos desde a raiz. Embora possa ser um pouco dolorosa, muitas pessoas preferem essa opção por causa da maciez da pele após o procedimento.
A cera quente é aplicada na pele e, em seguida, removida rapidamente, levando os pelos junto com ela. Sendo assim, se você está disposta a enfrentar um pouquinho de dor em troca de uma pele lisinha por mais tempo, essa depilação pode ser a escolha certa para você.
Depilação com lâmina
Esse é um dos tipos de depilação mais populares, principalmente pela praticidade e facilidade de uso, além de ser barato e indolor. Afinal, basta passar a lâmina (famosa Gilette) sobre a pele úmida com sabonete e voilà, os pelos desaparecem!
No entanto, muitas pessoas reclamam que os pelos crescem rapidamente após o uso da lâmina (uns 5 dias, já que não tira os pelos pela raiz), o que pode levar a uma rotina de depilação mais frequente. Além disso, existe o risco de cortes e irritações na pele, especialmente se não for usada com cuidado.
Então, se você está sempre em movimento e procura por uma solução rápida, a depilação com lâmina pode ser uma ótima opção.
Depilação com linha
Essa depilação é feita com uma linha de algodão que “rola” sobre os pelos. Eles ficam entrelaçados a ela e são arrancados pela raiz.
Dessa forma, é indicada para quem tem pele sensível e é muito usada para depilar os pelinhos do rosto, principalmente o buço e sobrancelhas.
Além disso, é um método que pode durar até um mês – a depender de cada pessoa. Porém, ele tem a fama de ser mais doloroso, além de ser mais caro que a cera.
Depilação com creme
Esse é um dos tipos de depilação mais simples, onde o creme deve ser passado sobre a pele para amolecer os pelos que, depois, podem ser retirados com uma espátula ou esponja. Porém, da mesma forma que a lâmina, os pelos também crescem mais rapidamente.
Além disso, por conter produtos químicos, o creme deve ser aplicado em uma pele saudável e sem qualquer tipo de machucado, para evitar alergias ou infecções.
A vantagem de usar o creme depilatório é que é indolor, fácil de aplicar e costuma agredir menos a pele do que a lâmina.
Depilação a laser
A depilação a laser é considerada uma das opções mais eficazes para a remoção permanente dos pelos atualmente. Afinal, ajuda a eliminar aproximadamente 80% dos pelos definitivamente. Bom demais, né?
Este procedimento utiliza luz pulsada para destruir os folículos capilares, impedindo o crescimento dos pelos. Além disso, embora possa ser um pouco mais caro do que outros tipos de depilação, muitas pessoas consideram que vale a pena o investimento a longo prazo, já que os resultados podem durar muito mais do que qualquer outro método.
Porém, é importante lembrar que a depilação a laser pode não ser eficaz em todos os tipos de pele e cor de pelo, e várias sessões podem ser necessárias para alcançar os resultados desejados. Além disso, é um método dolorido! Aaaah, mulher sofre, viu!
Portanto, opções diversas de tipos de depilação é o que não faltam por aí. Basicamente, a escolha da melhor para você vai depender do seu estilo de vida, tolerância à dor e orçamento.
Seja qual for a sua escolha, não se esqueça de sempre de seguir as instruções corretamente e, sempre que necessário, procurar a orientação de um profissional. Assim, você pode até mesmo evitar problemas como a temida foliculite.
Foto de Capa: Hanna Postova na Unsplash/Reprodução.