Trilhas sonoras icônicas: músicas de filmes e séries que marcaram época
Postado 26 de fevereiro de 2025 em Entretenimento por Ana Beatriz Cardo

Sabe aquela música que toca e, na mesma hora, você já lembra de uma cena específica de um filme ou série? Pois é, algumas trilhas sonoras são tão marcantes que viram parte da cultura pop, fazendo a gente reviver emoções e até mesmo redefinir nossa playlist do dia a dia.

Por isso, preparamos uma seleção de músicas que, com certeza, você já ouviu – e se não ouviu, está na hora de conhecer!
Quais são as trilhas sonoras mais icônicas do cinema?
Se tem uma coisa que Hollywood sabe fazer bem, é escolher trilhas sonoras que grudam na nossa cabeça e nos fazem sentir parte do filme:
Titanic (1997) – “My Heart Will Go On” (Céline Dion)
Uma das músicas mais inesquecíveis da história do cinema! Afinal, foi ela que embalou a paixão de Jack e Rose e, até hoje, faz qualquer um lembrar da cena icônica do casal na ponta do navio. Dramático? Sim. Mas, impossível não cantar junto!
O Guarda-Costas (1992) – “I Will Always Love You” (Whitney Houston)
A voz poderosa de Whitney Houston elevou esse filme romântico a outro nível. A música, que já era famosa na versão country de Dolly Parton, ganhou uma interpretação épica no filme estrelado por Houston e Kevin Costner. Então, o resultado foi um dos maiores hits de todos os tempos!
Dirty Dancing (1987) – “(I’ve Had) The Time of My Life” (Bill Medley & Jennifer Warnes)
“Ninguém coloca Baby num canto”, e ninguém escuta essa música sem lembrar da icônica cena de dança entre Patrick Swayze e Jennifer Grey. Se você nunca tentou recriar o lift na piscina com um amigo, será que viveu mesmo?
Nasce uma Estrela (2018) – “Shallow” (Lady Gaga & Bradley Cooper)
Uma das trilhas sonoras mais marcantes da última década, Shallow fez todo mundo se arrepiar (e chorar) com a química absurda entre Bradley Cooper e Lady Gaga no palco. Além disso, a música se tornou um hit instantâneo e venceu o Oscar de Melhor Canção Original.
Top Gun (1986) – “Take My Breath Away” (Berlin) e “Danger Zone” (Kenny Loggins)
Agora, duas músicas que definem o espírito dos anos 80! Take My Breath Away é puro romance, enquanto Danger Zone faz qualquer um se sentir pronto para pilotar um caça. Assim, a sequência Top Gun: Maverick trouxe de volta essa vibe nostálgica e reforçou o legado dessa trilha.
Quais foram as trilhas sonoras mais marcantes de séries?
As séries também sabem como usar trilhas sonoras para criar momentos inesquecíveis. Dessa forma, algumas faixas até mesmo voltam a fazer sucesso depois de anos, graças ao impacto da cena em que tocam:
Stranger Things – “Running Up That Hill” (Kate Bush)
A música dos anos 80 explodiu em 2022 graças à cena icônica de Max fugindo de Vecna na quarta temporada. Assim, a faixa de Kate Bush voltou para o topo das paradas, mostrando o poder que uma boa música tem!
Euphoria – “Still Don’t Know My Name” (Labrinth)
Se tem uma série que investe em trilhas sonoras impecáveis, é Euphoria. Aqui, a parceria entre Labrinth e Zendaya resultou em músicas cheias de emoção, combinando perfeitamente com a intensidade da trama.
Gossip Girl – “Young Folks” (Peter Bjorn and John)
O tema de abertura já era viciante, mas quem viveu os anos dourados de Gossip Girl sabe que “Young Folks” marcou a primeira temporada. Até hoje, essa música remete ao glamour, fofocas e reviravoltas do Upper East Side.
Grey’s Anatomy – “How to Save a Life” (The Fray)
Se você já chorou assistindo Grey’s Anatomy, tem grandes chances de ter sido ao som dessa música. Afinal, a faixa se tornou um símbolo da série, especialmente em episódios dramáticos (e são muitos!).
Friends – “I’ll Be There for You” (The Rembrandts)
Por fim, a música de abertura de Friends é um dos temas mais conhecidos de todas as séries. Mesmo depois de décadas, é impossível ouvir os primeiros acordes sem imaginar os seis amigos pulando na fonte.
Dessa forma, as trilhas sonoras têm um poder incrível: elas fazem a gente reviver emoções, lembrar de momentos especiais e até se apaixonar ainda mais por uma história!
Foto de Capa: Jeremy Yap na Unsplash/Reprodução.