Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Entenda como a terapia de casal ajuda a melhorar o relacionamento

Entenda como a terapia de casal ajuda a melhorar o relacionamento

Muitas pessoas buscam a terapia de casal para solucionar os mais diversos conflitos na relação conjugal. Em todos os casos, o terapeuta fornece meios para que o casal possa dialogar de modo mais assertivo para construir uma relação mais sólida e saudável.

O que é uma terapia de casal? 

A terapia de casal é uma ferramenta essencial na resolução de conflitos, bem como, na promoção de uma comunicação mais assertiva entre os parceiros. Isso porque, ela busca compreender as expectativas que cada um tem na relação. 

E da mesma forma, busca encontrar meios de alinhar o que cada um espera de maneira construtiva. Desse modo, o psicólogo age como mediador nesse processo, que deve:

  • facilitar o diálogo;
  • ampliar a visão de mundo;
  • melhorar a dinâmica da relação. 

Muitas vezes, sob o impacto de emoções intensas, os casais perdem a capacidade de tomar decisões racionais e modificar padrões de comportamento que já não são benéficos para a relação.

Entenda como a terapia de casal ajuda a melhorar o relacionamento

Link do produto dessa imagem: Sutiã triângulo alongado com bojo removível em microfibra preto

Conflitos entre o casal

Todos os casais enfrentam problemas em algum momento, como falha na comunicação.

Contudo, alguns são de natureza mais leve e podem ser resolvidos com relativa facilidade, enquanto outros podem ser bem maiores e colocam em risco a relação.

Neste contexto, embora a decisão de fazer a terapia nem sempre seja fácil, pode ajudar. As seções são a partir de 50 minutos, em média, mas o formato pode variar conforme a necessidade do casal. 

O que fazer quando apenas um quer fazer terapia de casal? 

É comum encontrar situações em que um deseja participar de uma terapia de casal enquanto o outro reluta em ir.

Os motivos para essa resistência podem variar, desde apenas não gostar de falar sobre suas questões íntimas com um estranho até a:

  • falta de crença na eficácia da terapia;
  • achar que a culpa dos problemas é do outro;
  • não acreditar mais na relação.

Nesses casos, é preciso reconhecer que não se pode forçar alguém a participar da terapia. No entanto, outra alternativa viável é trabalhar a relação por meio da terapia de relacionamento com uma das partes.

Uma mudança pode estimular uma reação por parte do outro parceiro, abrindo espaço para que, de forma gradual, a relação mude. 

Importância da iniciativa para a terapia

Quando alguém decide buscar terapia por iniciativa própria, está mais aberto a ouvir de forma objetiva diferentes perspectivas. Essa abertura pode levar a um novo olhar do que realmente acontece na dinâmica do casal.

Além disso, ao participar da terapia individual, é possível ganhar uma nova visão sobre como cada indivíduo, com seu jeito único, contribui para a situação da relação.

Entenda como a terapia de casal ajuda a melhorar o relacionamento

Link do produto dessa imagem: Sutiã triângulo alongado com bojo removível em microfibra bege ballet

Qual é o papel do psicólogo na terapia de casal?

O papel do psicólogo como facilitador do diálogo no contexto da terapia de casal é crucial, pois é comum que o casal tenha fases, onde é difícil se comunicar de forma construtiva. Assim, é ele quem orienta o casal a:

  • evitar confrontos e acusações;
  • buscar esclarecer as situações; 
  • encontrar soluções para os conflitos.

Da mesma forma, ajuda a identificar caminhos para restaurar a harmonia na relação. Esse processo muitas vezes impede o término. Aproveite para ler também sobre o bem-estar sexual e seus benefícios e dicas para queda na libido

Ao direcionar o casal para sair de padrões negativos e explorar alternativas, o psicólogo ajuda a revelar que as soluções para os problemas podem ser mais acessíveis do que imaginam. 

Pois, muitas vezes, isso se deve apenas ao fato de que as emoções negativas podem turvar a visão das possibilidades de solução.

O terapeuta de casal

O terapeuta de casal tem um papel crucial como mediador das questões que surgem na relação conjugal, em especial, devido às dificuldades de diálogo entre os parceiros.

Sua atuação é de suma importância, pois são neutros e éticos, o que possibilita fazer ajustes e estimular mudanças de modo mais eficaz, uma vez que nenhum dos dois sente que existe ameaças ou que estão sendo julgados por suas ações, ou intenções.

Quando optar pela terapia de casal? 

A terapia de casal é indicada quando os parceiros estão com conflitos que não conseguem resolver por conta própria e que estão afetando outros aspectos de suas vidas, como o seu bem-estar e qualidade de vida.

Uma série de fatores pode levar um casal a ter problemas como, por exemplo, uma rotina exaustiva e a desigualdade na divisão de tarefas. Bem como, as questões relacionadas:

  • ao nascimento e à criação dos filhos; 
  • diferenças de idade; 
  • conflitos financeiros, sexuais e culturais.

Esses conflitos variam em intensidade, alguns mais graves e outros mais leves. O ideal é que o casal busque terapia logo no início dos conflitos. Isso evita que sentimentos como a mágoa se aprofundem.  

Além disso, previne sintomas e doenças tanto nos próprios parceiros quanto nos filhos. Pois a terapia fornece o ambiente propício para tratar as questões de forma respeitosa, buscando a solução dos problemas. 

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: