O que é corselet e como usá-lo?

Corselet é uma peça cortada em múltiplos painéis, que se unem por muitas costuras e são estruturados com hastes rígidas. Assim, permitem assegurar que o item não deforme ao longo do tempo e com isso, ajuda cumprir o seu propósito de uso.

O que é o corselet?

Um corselet é uma peça de roupa que parece muito com um espartilho, já que serve para dar suporte e modelar a cintura. Dessa forma, se usa para criar uma silhueta mais esbelta e realçar as curvas, além de ser capaz de:

  • corrigir a postura;
  • dar suporte abdominal;
  • delinear o contorno da cintura.

Fora todos esses aspectos, a peça também torna o visual único. Então, ela pode ser feita de diferentes materiais, como tecido, couro ou materiais sintéticos, o que permite que se encaixe com vários estilos, desde os mais românticos até o mais rebeldes.

Por que usar corselets?

O corselet tem um efeito profundo de reeducação corporal, porque sua estrutura firme melhora a postura, modela o corpo e reduz de modo efetivo as medidas, o que o torna capaz de afinar até 10 cm a cintura e diminuir o acúmulo de gordura na região abdominal.

A peça é útil para quem faz dietas, já que força o controle alimentar e reduz o chamado “estômago alto”. Por isso, há vários modelos e estilos que podem agregar muito ao visual de quem usa, já que são ideais para festas e eventos mais sofisticados, por exemplo.

Suas linhas existem para modelar o corpo, dar resistência, conforto e um bom caimento. Dessa forma, para usar o corset preto, que é similar, é comum que se vista como uma blusa ou um cropped de renda preto, ao amarrar na frente ou nas costas, conforme o seu estilo.

Como escolher o produto ideal?

É importante que o modelo se ajuste de modo confortável, o que garante que fique firme. Mas, não tão apertado a ponto de causar desconforto e fazer com que prejudique o seu bem-estar constante.

Muitas pessoas usam a veste como parte de trajes sensuais ou de época, além de incorporar a looks mais modernos para um toque de estilo vintage. Mas, se lembre que o conforto é crucial e sempre procure ajustá-lo levando esse aspecto em conta.

Link do produto desta foto: Sutiã Mini corselet em Renda Branco

Qual é o material do corselet?

O corselet pode ser colorido ou neutro, podem ser de diversos materiais, como a renda, conforme o estilo e o propósito. Mas, no geral, usa uma combinação com tecido e material sintético. Então, alguns dos mais comuns incluem:

  • tecidos leves e flexíveis, como algodão, cetim, seda ou elastano;
  • couro: para modelos mais ousados e sensuais;
  • cetim e renda: um corselet branco, por exemplo, é elegante e sensual.

É crucial se certificar de escolher uma peça capaz de dar conforto e se moldar no corpo. Além disso, verifique as instruções de cuidado do fabricante para garantir que ele dure muito e tenha uma boa aparência.

Qual é a sua história de origem?

A história dessa peça de roupa tem uma origem distante e evoluiu ao longo dos séculos. Dessa forma, alguns de seus primeiros registros foram na época do renascimento, quando as mulheres o usavam para acentuar a cintura e criar a silhueta de uma ampulheta.

Na era vitoriana, ele se tornou mais estruturado, ao usar materiais como baleias ou nadadeiras de aço para proporcionar suporte e modelar a cintura. Assim, com o passar do tempo, ele mudou para ser mais confortável e ter outra abordagem na moda.

Hoje, a estética dessa peça é atrativa e serve também como uma sobreposição, a fim de criar um look sensual. Além disso, há muitos estilos, mais soltos e descontraídos, de vários tamanhos, o que permite que o corset feminino se adeque ao seu visual.

Como criar looks com corselet?

Os looks com essa peça, como o cropped corselet, pode contar com suas versões mais curtas, aliás, são ideais para o verão. Mas, há outros modelos que podem se adaptar muito bem para estações mais frias, desde que se encontre a modelagem correta para o estilo.

A grande dica para usar a peça está na escolha dos itens que compõem a produção. Isso porque, os visuais com ela são ótimas opções para quando você precisa estar mais arrumada, mas sem exageros, para manter o estilo e ser elegante ao mesmo tempo.

Essa roupa é poderosa, capaz de agregar sensualidade a qualquer visual. Por isso, uma dica para usá-la no inverno é combinar com:

  • peças mais largas, como as calças cargo;
  • com sobreposições como jaquetas, ou mesmo cardigãs.

Apesar de transmitir um visual mais sensual, também dá para adaptar os looks para o trabalho. Então, leve em conta o dress code que a sua empresa pede e aposte em uma combinação elegante, com uma calça de alfaiataria reta e um blazer, com cores mais sóbrias.

Link do produto desta foto: Sutiã Mini corselet em Tule Bordado azul afrodite

Vale a pena comprar corselet?

A HOPE é uma das marcas de moda íntima mais renomadas e lá você acha corselet e derivados. Dessa forma, dá para combinar conforto, beleza e qualidade, com modelos únicos e elegantes.

Produtos Relacionados

Gostou desse conteúdo? Leia também: