Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Infecção urinária: tudo o que você precisa saber para evitar

Infecção urinária

A infecção urinária é um problema que afeta grande parte das mulheres, e que quando acontece, pode causar sérios problemas se não for tratada corretamente.

Por isso, separamos aqui algumas informações que você precisa saber sobre esse tipo de infecção, para te ajudar a evitar que ela ocorre, e também estar informada sobre os sintomas e quais medidas tomar.

O que é infecção urinária?

A infecção urinária é uma infecção no trato urinário, causada pela entrada de bactérias novas nessa região. Esse tipo de infecção pode afetar tanto a uretra, como a bexiga, e até os rins.

Após essa entrada de bactérias até então desconhecidas naquela região, elas se proliferam, formando uma colônia de bactérias.

As mulheres são muito mais afetadas do que os homens pela infecção urinária, e isso acontece por termos o canal da uretra mais curto do que o dos homens.

Quais os sintomas da infecção urinária?

Os sintomas podem começar de forma sútil. Assim, você pode perceber um leve aumento na vontade de urinar durante o dia, acompanhado de algumas dores na bexiga.

Qualquer sinal de dor ou incômodo na hora de usar o banheiro, já deve ser motivo para atenção. Isso porque, a infecção urinária pode ser silenciosa e bem sutil quanto aos sinais, fazendo com que você só sinta uma dor aguda quando a infecção já se agravou.

Algumas mulheres também relatam ter dificuldade ao urinar, as vezes acompanhada de dor, as vezes não. É muito importante conhecer o seu corpo para conseguir sentir quando tem algo errado com ele.

A infecção urinária pode ter sintomas mais severos se chegar a outro estágio, como febre e sangue na urina. Então, é muito importante que ao menor sinal de que tem algo estranho nessa região, procurar um médico especializado.

Como evitar a infecção urinária?

Agora que você já sabe o que é a infecção urinária e quais são os principais sintomas, vamos ao que você pode fazer para evitá-la.

Então, confira uma lista de cuidados que você pode ter:

  • Redobrar o cuidado com a higiene: a higiene da região íntima é muito importante para as mulheres, então, atente-se a isso, evitando assim a proliferação de bactérias.
  • Evitar segurar a urina: não é saudável ficar segurando a urina. Se sentir vontade de usar o banheiro, vá. Sua saúde deve ser sua prioridade número 1.
  • Cuide das suas calcinhas: garantir calcinhas limpas e bem lavadas é primordial. Além de usar tecidos que sejam saudáveis para essa região, jamais compartilhar calcinhas que já foram utilizadas.
  • Hidrate-se muito bem: beba ao menos 2 litros de água por dia para garantir que o fluxo de urina esteja funcionando como deve ser.

Além dessas dicas práticas que você pode seguir, existem outras coisas que podem te ajudar a cuidar da sua saúde e evitar infecções, como: exames de rotina frequentes.

É muito importante também, que, caso você já tenha tido infecção urinária, fique atenta aos sinais. Isso porque pode acontecer algo que se chama infecção urinária de repetição, um problema que faz com que as infecções se tornemrecorrentes, por um tratamento incompleto.

Se você já tomou os medicamentos prescritos pelo médico e ainda não sentiu melhora, é hora de voltar ao consultório e explicar a situação. Cuide da sua saúde e do seu corpo, e garanta que essa seja a sua prioridade.

Espero que essas dicas te ajudem a identificar qualquer problema e a se informar mais sobre essas questões!

Foto de capa: Pexels/Reprodução.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: