Moda sustentável: tendência que vai muito além do meio ambiente 

Moda sustentável é um assunto que está muito em alta, mas é interessante que esse tema seja aprofundado e que você possa entendê-lo melhor. Por isso definimos cada viés dessa nova forma de fazer parte das tendências.

Fonte: Unsplash/Reprodução. Foto de: Ethan Bondar

A moda sustentável busca isso, aproveitar a moda sem que sejamos inconsequentes com a nossa geração e também com as futuras, e também com o meio ambiente. 

Você já sabe o quanto a moda é incrível e capaz de ser uma verdadeira forma de nos expressarmos. A forma como você se veste e se posiciona frente à moda pode dizer muito sobre você, mas seu posicionamento frente a questões sociais e ambientais também é uma ótima forma de transformar a forma como você e os outros veem. 

O que é a moda sustentável?

Antes de falar sobre todas as partes em que a moda sustentável atua, é importante definir o que é a moda sustentável e qual o seu papel.

Moda sustentável é uma área que se preocupa em garantir que as produções e o consumo sejam pensados para a sociedade como um todo. Ou seja, desde a produção até o local que vão as peças que não são mais utilizadas, fazem parte da preocupação dessa vertente da moda. 

E é válido que entenda os princípios que estão por trás da moda consciente. E também, como podemos, com pequenas atitudes, contribuir com esse movimento que vem crescendo e se tornado uma tendência.

No comércio em geral, temos visto uma tendência da nossa geração a ter uma preocupação maior com o meio ambiente e com os recursos naturais que são utilizados na fabricação de roupas e acessórios. Mas você sabia que a moda sustentável vai muito além disso? 

O que engloba essa vertente da moda?

Falar de sustentabilidade vai muito além da preocupação com o meio ambiente. Preocupar-se com o destino das peças que você não utiliza mais, além de te ajudar a praticar um consumo mais consciente, vai te fazer pensar em soluções.

E essas soluções também podem ajudar outras pessoas que passam por uma situação de condição precária. 

Estar envolvido em projetos sociais relacionados à moda, como bazar beneficente e doações de roupas em período de inverno, doação de peças que você não utiliza mais é uma ótima escolha.

Essas peças serão enviadas para instituições onde serão muito bem aproveitadas por outra pessoas, e assim você também está contribuindo com questões sociais. Isso tudo é praticar a moda consciente e ajudar a melhorar a percepção das gerações futuras quanto à moda e seu papel. 

Como praticar a moda sustentável? 

Para que não se torne uma obrigação e te dê motivos para querer desistir de entrar nessa forma de viver a moda, comece com atitudes pequenas que, ainda que você não perceba, podem ter grande impacto.

Comece se preocupando com o material utilizado pelas marcas que você compra, prefira produtos com uma qualidade maior, que possam ser duráveis e atemporais. Assim você evita que esse item seja facilmente descartado, e poderá ser utilizado por muitas outras pessoas além de você, e inclusive ser reciclado. 

Escolha também tecidos que sejam eco-friendly e que através da reciclagem, possuem menor potencial prejudicial ao meio ambiente, afinal toda produção gera algum dano, mas cabe a nós fazer com que esse dano possa ser melhor. Quando falamos em peças íntimas, aqui na HOPE tem diversas opções de peças que são lindas e seguem esses parâmetros. 

Doar suas roupas para brechós beneficentes ou projetos que apoiem instituições com as peças doadas, como o Doe Esperança, projeto de doação de roupas íntimas realizado pela HOPE. 

O importante é dar o primeiro passo é permitir que a sua atitude possa ser seguida de exemplo pelo seu ciclo de amigas, pela sua família, e assim por diante. Se cada um melhorar um pouquinho, imagina o grandioso impacto que isso pode causar?

Foto de capa: Unsplash/Reprodução. Foto de: Becca McHaffie

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: