Entenda a influência da alta costura na moda íntima

Entenda a influência da alta costura na moda íntima

A junção da alta costura à moda íntima é uma forma de trazer elegância, inovação e autoexpressão. Ao passo que os estilistas de renome elevam as barreiras do design nas passarelas mundo afora, sua influência ecoa na criação de peças íntimas.

O que é alta costura?

Alta costura se refere a uma forma extremamente refinada e exclusiva de criação de moda. Assim, nada mais é do que a produção artesanal de roupas feitas sob medida, com técnicas de costura tradicionais, bem como materiais de alta qualidade.

Os principais elementos que definem esse conceito incluem:

  • peças feitas à mão;
  • ajuste preciso e personalizado;
  • tecidos de alto padrão;
  • bordados à mão e pedrarias;
  • design exclusivo;
  • presença em desfiles de moda.

A Chambre Syndicale de la Haute Couture, com sede em Paris, dita padrões e normas para a alta costura. As casas de moda que atendem aos critérios, aliás, podem ser reconhecidas como membros oficiais.

Link do produto desta foto: Conjunto sutiã mini corselet e calcinha biquíni em tule bordado azul afrodite fiorella

Qual é a influência da alta costura na moda íntima?

A influência da alta costura na moda íntima se dá por meio da inovação em design, assim como pelos materiais de luxo usados nos desfiles de moda, a atenção aos detalhes e também as criações dos estilistas renomados. Veja a seguir detalhes sobre esses itens.

Inovação em design

A roupa de alta costura impulsiona a inovação no design de moda íntima, ao introduzir cortes, formas e estilos únicos. Elementos muito usados nas peças íntimas podem elevar o padrão estético da sua lingerie, como, por exemplo:

  • rendas;
  • bordados;
  • estampas;
  • cores vivas;
  • detalhes sofisticados.

Materiais de luxo

A escolha de materiais luxuosos, como a seda, renda fina e os tecidos exclusivos, inspiram, de fato, a produção de peças de lingerie mais sofisticadas. Isso não só confere um toque de glamour, mas também destaca a qualidade, bem como a exclusividade da moda íntima.

Desfiles de moda

Desfiles de moda servem como uma fonte de inspiração para os estilistas de lingerie, visto que as criações usadas nas passarelas influenciam as cores, as texturas e os padrões adotados na produção das peças, o que conecta a moda íntima às tendências globais.

Atenção aos detalhes

A alta costura é famosa pela atenção meticulosa aos detalhes. Esse mesmo cuidado, aliás, é aplicado na moda íntima, onde os materiais intrincados e os acabamentos bem feitos são mais valorizados, desse modo, eleva a estética e também a qualidade de peças de lingerie.

Estilistas renomados

Colaborações entre estilistas de renome da alta costura e marcas de lingerie resultam em coleções exclusivas. Essas parcerias não só elevam o status das marcas de lingerie, mas também trazem designs únicos no mercado. Aliás, alguns dos principais nomes são:

  • Jean-Paul Gaultier;
  • Calvin Klein;
  • Stella McCartney;
  • Karl Lagerfeld;
  • Rihanna (Fenty x Savage).

Valor percebido

A associação com alta costura agrega um valor percebido às peças de moda íntima, sendo assim, os usuários muitas vezes consideram-nas como investimentos devido ao seu design único, bem como a qualidade dos materiais e conexão com a moda feminina jovem.

Quais são as tendências atuais da alta costura na moda íntima?

Na alta costura, as atuais tendências de moda íntima são rendas modernas, bem como a transparência, cores vibrantes, estilo Genderless, ou seja, sem gênero definido para cada peça. 

Também vale citar o uso de tecidos avançados na produção das peças. Veja a seguir mais detalhes sobre estas novidades do vestuário íntimo feminino.

Rendas modernas

As rendas não convencionais, geométricas e modernas são comuns na alta costura e, por isso, cada vez mais são inseridas de formas criativas na moda íntima. Esses designs inovadores, aliás, dão um toque contemporâneo às peças de lingerie.

Transparência

A tendência de transparência, muito comum em vestidos de alta costura, também se reflete nas peças de moda íntima. Detalhes transparentes e tecidos leves são usados de maneira estratégica para, assim, criar peças sensuais e elegantes.

Cores vibrantes e estampas

As peças de moda íntima atuais adotam cada vez mais as cores vivas nas lingeries, pois as marcas mais famosas têm ditado essa tendência. Tons neons e estampas animal print são muito usados, então, em calcinha, sutiã e até mesmo em peças íntimas masculinas.

Link do produto desta foto: Pijama longo em viscose adhara laranja nebula

Estilo Genderless

O estilo Genderless, que explora designs que vão além das categorias binárias de gênero, é observada tanto na alta costura quanto na moda íntima. As peças semelhantes, que podem ser úteis para pessoas de diferentes gêneros, portanto, têm ganhado bastante destaque.

Tecidos avançados

Tecidos avançados e tecnológicos, com aspectos como respirabilidade, controle de umidade e sustentação, são comuns na moda íntima de alta costura. Esses materiais geram um certo conforto, mas sem comprometer a estética sofisticada das peças. São eles:

  • microfibra avançada;
  • antibacteriano;
  • elastano;
  • lycra.

A Hope Lingerie oferece peças de moda íntima de alta costura?

A Hope Lingerie conta com peças de moda íntima de alta costura no seu catálogo, aliás, por um preço acessível e feitas de materiais de alta qualidade. Portanto, entre no nosso site e veja as ofertas especiais que temos para você.

Produtos Relacionados

Gostou desse conteúdo? Leia também: