Moda vintage: como resgatar estilos do passado com um toque moderno?
Postado 21 de março de 2024 em Estilo por Equipe Hope
A moda vintage tem se tornado atemporal, tendo em vista tudo o que ela oferece. No entanto, algumas pessoas ainda não entendem bem esse conceito e têm dificuldades em aplicá-lo. Dessa forma, confira um guia completo sobre o assunto e tire suas dúvidas.
O que é moda vintage?
Moda vintage se refere a peças antigas, mas que mantêm seu estilo até hoje, ou seja, peças com mais de vinte anos de fabricação. Assim, uma roupa que foi comprada na década de 60 pode ser considerada vintage e compor um look com essa estética.
Em geral, esse estilo se refere a roupas adquiridas entre o período de 1920 e 1960. No entanto, apesar do tempo, elas ainda podem ser utilizadas.
Inclusive, uma curiosidade é que o termo vintage se refere a um estilo que ultrapassa os limites da moda. Dessa forma, acessórios decorativos e móveis são exemplos de peças que se encaixam nesse cenário.
Link do produto: Conjunto Sutiã Meia-Taça Com Bojo E Calcinha Biquíni Em Renda Branco Love Stories Renda
Vintage x retrô
É bem normal confundir esses termos e achar que eles significam o mesmo. No entanto, vale deixar claro que o estilo retrô consiste em fazer uma releitura completa do passado.
Dito isso, têm-se novas roupas criadas com base na tendência dos anos 70 ou 80, por exemplo. Então, o retrô não tem exige que esse material já tenha sido usado várias vezes ao longo do tempo.
Dentro dessa categoria tem-se todas as etapas de extração de matéria, produção e consumo do que é fashion. Assim, muitas pessoas associam o retrô a uma espécie de sustentabilidade falsa.
O vintage é o contrário, já que não se tem a criação de algo novo baseado em tendências. Então, as peças que foram destaque anos atrás são as mesmas usadas na atualidade. Isso, sim, confere um consumo e estilo mais sustentável, sem deixar o conforto de lado.
Link do produto: Conjunto Moletom Gola Alta Aquila Bege Areia
Atualidade resgatando estilos do passado
Quando se fala em moda vintage não se pode pensar apenas em estilo e estética. Afinal, ela tem uma premissa muito forte no consumo consciente. Isso porque a preocupação com o planeta tem aumentado cada vez mais.
É por meio do processo de conscientização que as pessoas estão em busca de roupas mais sustentáveis e duráveis. Assim, o que era tendência no passado passa a ganhar destaque no presente ao possuir essas características.
Um bom exemplo do estilo vintage é reparar na geração Z. Então, inúmeros jovens têm resgatado estilos e comportamentos populares nas décadas de 80 e 90.
As famosas roupas aesthetic mostram como a paixão pelo passado pode ser forte. Dessa forma, tem-se peças como calças boyfriend, tops de gola alta e saias jeans sendo cada vez mais usadas hoje em dia.
Quais são os principais exemplos de moda vintage?
Dentro da moda vintage, diversos elementos ganham destaque, como a pochete. No entanto, outras peças de roupa também voltaram a ter sua popularidade. Então, confira alguns exemplos disso logo abaixo:
- Pochete;
- Blazer com ombreiras;
- Colete de tricô;
- Tie dye.
1- Pochete
Essa é uma peça que divide muitas opiniões. No entanto, não se pode negar que ela foi um marco para várias gerações. Assim, a pochete é versátil e transmite uma certa personalidade.
Não é à toa que cada vez mais pessoas optam por usar esse elemento para compor seus looks vintage. Então, sem dúvidas esse é um grande exemplo do tema.
2- Blazer com ombreiras
Esse tipo de blazer teve seu auge lá na década de 80. No entanto, ele caiu no gosto de diversos consumidores ao longo dos anos. Afinal, é perfeito para usar por cima de uma camiseta básica e compor um visual sério e elegante.
3- Colete de tricô
Para a surpresa de muitos, o colete de tricô foi usado a primeira vez no período das guerras romanas. Então, tem-se uma peça que foi destaque ainda no século XVII. A questão é que mesmo muitos anos depois, ela não perdeu seu charme.
4- Tie dye
Esse estilo fez muito sucesso na década de 60, graças ao famoso movimento hippie. No entanto, com o período da pandemia, a cultura do “do it yourself” cresceu muito. Assim, peças tie dye ganharam o título vintage.
Link do produto: Conjunto Blusa Manga Longa E Calcinha Biquíni Em Tule Preto Autograph
A moda vintage tem um viés sustentável?
Como você já percebeu, o vintage está ligado de forma direta com o consumo consciente. Assim, ele contribui muito para a redução de resíduos e até mesmo emissão de gases do efeito estufa.
Vale a pena investir na moda vintage?
Sem dúvidas vale a pena apostar na moda vintage hoje em dia. Assim, o legal é que ela pode ser interessante dentro de diversos estilos. Além disso, você pode combinar peças antigas com atuais, sem nenhum problema.
O mais legal da moda é que não existe uma regra. Afinal, o que mais importa é criar seu estilo próprio e se sentir bem com ele, ter uma boa autoestima. Por fim, não deixe de usar nada que lhe chame atenção e use suas roupas como bem entender.