Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Explorando a sexologia: quebre tabus e priorize o bem-estar sexual

Explorando a sexologia: quebre tabus e priorize o bem-estar sexual

A sexologia é um campo de estudo amplo e vasto que abrange diversas faces do comportamento sexual humano. Contudo, ainda não tão disseminada por haver ainda muito silêncio e uma série de tabus em relação ao assunto. 

O que é sexologia? 

A sexologia é uma ciência que trata das questões ligadas a sexualidade humana, indo, portanto, além do sexo em si.

De modo geral, ela é uma especialização de áreas de estudo com foco em entender e auxiliar as pessoas a lidarem melhor com as questões sexuais. 

Dessa forma, esta é uma área de estudos que trabalha tanto abordando temas, como a educação sexual e o controle da natalidade, entre outros; quanto questões mais delicadas, como traumas de abusos sexuais.

Assim, ela atua em dimensões que podem ser:

  • clínicas;
  • psicológicas;
  • sociais;
  • culturais;
  • fisiológicas. 

Neste contexto, ele é essencial para desmitificar os tabus que existem entorno dessa parte fundamental da vida dos seres humanos.

Para isso, sanando dúvidas, promove um diálogo aberto e leva mais bem-estar sexual para indivíduos e casais. 

Explorando a sexologia: quebre tabus e priorize o bem-estar sexual

Link do produto dessa imagem: Camisola alças finas em cetim Grace rosa drama

Quem é o profissional da área de sexologia? 

A sexologia, é uma pós-graduação, na maioria das vezes, feita por quem é da área médica, e quem tem essa formação torna-se sexólogo.

Há profissionais também da área da educação, bem como, de áreas correlatas ao campo do social.   

Nestes dois últimos casos, as abordagens costumam estar voltadas respectivamente para a educação sexual e para as dinâmicas sociais que tem relação com a sexualidade.

Cada abordagem se volta para uma questão, no caso dos psicólogos dessa área, o objetivo é:

  • ajudar os casais a melhorarem a relação;
  • auxiliar as pessoas a lidarem com suas questões sexuais; 
  • criar um ambiente seguro para falar sobre sexo. 

Disfunções como queda na libido e tabus em relação a fetiches e outras coisas, também são temas comuns que podem ser tratados em uma terapia com sexólogo, quer seja ela individual ou a dois. 

De que forma a sexologia como terapia de casal ajuda? 

A sexologia enquanto terapia de casal pode ajudar os dois a compreenderem melhor suas necessidades e desejos.

O que, por sua vez, pode melhorar a relação e a vida sexual. Mas, para isso acontecer, antes, às vezes é preciso haver longas conversas para: 

  • entender as queixas;
  • identificar as crenças;
  • descobrir os desejos. 

Em outras palavras, a relação humana, inclusive a sexual, é bastante complexa e cheia de nuances.

Além disso, cada pessoa tem uma criação e uma história em um relacionamento íntimo, nem sempre os dois querem o mesmo na mesma frequência. 

Também não é comum conversar sobre apetite sexual ou fantasias e fetiches, muitas vezes nem mesmo entre o casal.

Assim, ter um ambiente seguro para falar sem medo e com um profissional que sabe como conduzir a situação, ajuda muito no processo. 

Explorando a sexologia: quebre tabus e priorize o bem-estar sexual

Link do produto dessa imagem: Camisola alças finas em cetim Grace rosa drama

Como é uma consulta com um psicólogo de sexologia? 

A consulta com um psicólogo de sexologia, é parecida com as outras dessa área. Então, assim como a terapia de casal não é só para quando a relação vai mal, para buscar um sexólogo, não é preciso estar em um relacionamento ou ter problemas na relação.

Elas podem servir apenas para tornar o relacionamento saudável com o corpo e com o prazer ainda melhores e com mais autoconhecimento sobre aquilo que você gosta e deseja.

Contudo, quando há problemas na relação de um casal, ela pode ajudar a identificar as causas, que podem ser diversas. E mediar os assuntos que um tem vergonha de falar com o outro. 

Quais problemas as pessoas levam ao sexólogo?

Uma questão bastante comum é a questão da orientação sexual. Isso porque, a sexualidade faz parte da vida de heterossexuais, homossexuais, bissexuais, entre outros. Porém, as queixas podem ser vistas de formas diferentes. 

Por exemplo, uma disfunção sexual pode causar mais impacto psicológico para uns do que para outros.

No entanto, uns podem ter sido mais reprimidos nas questões do sexo do que outros. A terapia ajuda a entender melhor as questões identitárias. 

Disfunções sexuais

As disfunções sexuais são outro problema recorrente, sendo que para mulheres entre as queixas mais comuns estão a dor durante a relação e por consequência, a dificuldade de obter prazer.  

No caso dos homens, a ejaculação precoce e a impotência são temas importantes na terapia. Sendo a diminuição ou a falta da libido também um assunto importante de tratar com o sexólogo para descobrir as causas.   

Crenças sobre o sexo

Cada pessoa cresce com uma série de informações sobre o sexo que nem sempre são positivas. Dessa forma, algumas pessoas podem carregar a crença de que o sexo é sujo e sentir vergonha da nudez perante o parceiro e também nojo de algumas atividades sexuais. 

Isso pode interferir muito na relação e no bem-estar pessoal do indivíduo, assim, são questões que podem ser investigadas na psicoterapia com o sexólogo.  

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: