Os diferentes tipos de cansaço: como identificar e combater
Postado 12 de março de 2024 em Bem-estar por Ana Beatriz Cardo
Eu tenho certeza de que você já se perguntou diversas vezes: “por que eu estou sempre tão cansada”? Se sim, saiba que você não está sozinha nessa. Parece que o cansaço se tornou uma queixa comum entre muitas pessoas – a vida adulta que o diga – mas tem alguns momentos em que ele pode indicar algo mais sério do que apenas a correria do dia a dia. Por isso, é muito importante que a gente saiba identificar os diferentes tipos de cansaço para lidar com cada um deles da melhor forma possível.
Quais são os principais tipos de cansaço?
O seu cansaço pode ser físico, mental, espiritual, emocional, sensorial, social ou criativo. Com isso, a gente te conta aqui embaixo alguns dos motivos que podem fazer você se sentir sempre tão cansada na sua rotina. Confira!
1. Falta de sono adequado
Um dos motivos mais óbvios para você se sentir constantemente cansada é a falta de sono adequado. Muitos adultos não conseguem atingir as 7 horas recomendadas de sono por noite, o que pode afetar, e muito, a nossa energia durante o dia.
Identificar problemas como estresse, ansiedade e excesso de exposição a telas pode ajudar a melhorar a qualidade do seu sono. Que tal fazer longas respirações bem profundas antes de ir dormir?
Além disso, um ambiente de sono desfavorável, como um colchão desconfortável, excesso de luz ou barulhos no quarto, pode interferir na qualidade do seu sono e te deixar ainda mais fadigada durante o dia.
2. Fadiga extrema
Diferente de se sentir apenas cansada ou sonolenta, a fadiga extrema é quando você se sente completamente sem energia, mesmo após descansar bem e ter uma boa noite de sono.
Portanto, isso pode indicar a necessidade de uma pausa física e mental. Reconhecer os sinais do seu corpo e se permitir descansar é fundamental para você lidar com esse tipo de cansaço.
3. Probleminhas de saúde diversos
Várias condições de saúde simples, como deficiência de vitaminas, por exemplo, podem causar em você uma fadiga crônica.
Nesse caso, a pergunta que não se cala: como estão os seus exames de rotina? Fazer um checkup, no mínimo anual, é muito importante para investigar e tratar possíveis problemas de saúde que podem contribuir com o seu cansaço.
4. Muito estresse
Você sabia que muito estresse pode esgotar as reservas de energia do corpo, nos levando à exaustão física e mental?
Encontrar formas eficazes de lidar com o estresse, como práticas de relaxamento, respiração, meditação e exercícios físicos regulares, pode ajudar bastante a aliviar a fadiga causada pelo estresse prolongado no dia a dia.
6. Saúde mental
Problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, são um dos principais tipos de cansaço atualmente.
Nestes casos, é importante buscar apoio profissional e desenvolver estratégias eficazes para gerenciar os sintomas, o que pode ajudar a reduzir a fadiga relacionada à sua saúde mental.
7. Desequilíbrios hormonais
As alterações nos níveis hormonais, como durante a menopausa ou distúrbios da tireoide, podem afetar os níveis de energia e te deixar muito cansada, com aquela sensação de muita exaustão. Aqui, consultar um médico para avaliação e tratamento também é indispensável.
Como combater os diferentes tipos de cansaço?
Identificar os tipos de cansaço que você está enfrentando é o primeiro passo para encontrar soluções que sejam eficientes para restaurar a sua energia e vitalidade.
Além disso, algumas dicas adicionais podem ajudar você a descansar mais:
Cansaço físico: uma noite bem dormida, bastante repouso, alongamentos e massagens são ótimas opções para relaxar o corpo.
Cansaço mental: além de sono e repouso, invista o seu tempo nos seus hobbies e atividades que te façam feliz, como jogos, esportes, cozinhar, brincar com o seu pet, cuidar das plantas…
Cansaço espiritual: busque mais contato com a natureza, faça orações ou, até mesmo, tome um banho de ervas para reestabelecer a sua energia.
Cansaço emocional: busque o autoconhecimento, imponha limites para as pessoas e situações ao seu redor e faça atividades que sejam prazerosas para você.
Cansaço sensorial: a melhor dica aqui é que você fique o maior tempo possível longe das telas, já que esse é um dos tipos de cansaço que veem de um estímulo excessivo, como a luz.
Cansaço social: evite dar tanta atenção para a opinião alheia e, sempre que sentir necessidade, poupe a sua energia e fique em casa quietinha. Nem sempre você precisar estar em todos os programas sociais que te convidarem, certo?
Agora sim, você está pronta para melhorar a sua saúde e bem-estar geral, priorizando o autocuidado e ficando atenta aos sinais do seu corpo e seus diferentes tipos de cansaço.
Foto de Capa: Kinga Howard na Unsplash/Reprodução.