O que é a moda upcycling?
Postado 22 de março de 2024 em Estilo por Equipe Hope
O upcycling é uma tendência na moda que vem crescendo muito com o tempo. Afinal, o seu conceito em si já é algo que chama atenção logo de cara. Dessa forma, entenda mais sobre o tema e como aplicá-lo no seu dia a dia.
O que é upcycling?
Consiste no processo de criar novas peças por meio de materiais que já existem. Assim, é uma tendência de baixo custo que despensa o uso de elementos químicos, bem como, reduz o consumo de energia.
Sempre que se reaproveita o material original, o produto tem um aumento na sua vida útil. Dessa forma, isso evita que ele seja descartado e que outra versão tome o seu lugar. É um conceito simples, mas que tem gerado muito impacto no mundo da moda.
Link do produto: Camisola Alças Finas Em Renda E Microfibra Love Stories Rosa Collant
Upcycling na moda
Quando se fala no ciclo de produção dentro da moda, tem-se um processo nada sustentável. Afinal, vale lembrar que a indústria têxtil é uma das que mais maltratam o meio ambiente hoje em dia.
São muitos gases de efeito estufa liberados e muitos produtos descartados sem muito critério. Daí a importância do upcycling, porque busca os resíduos da fabricação têxtil e transformá-los em novas roupas.
Com isso, todo o ciclo de vida dessas peças é duplicado. Então, do ponto de vista sustentável, tem-se aí uma grande vantagem na aplicação desse conceito. No entanto, no âmbito criativo ele também tem sua importância.
Ele permite que você adicione novas informações a um produto que já existia. Dessa forma, fica mais fácil repaginá-lo seguindo a tendência do mercado.
Slow fashion e upcycling
São dois movimentos que andam lado a lado. Isso porque os dois visam dar ao consumidor uma noção de consumo consciente. Assim, ele tem uma ideia de como a produção têxtil sem controle é prejudicial.
Upcycling x reciclagem
Link do produto: Blusa Manga Longa Gola V Segunda Pele Em Viscose Levíssima Off White
A reciclagem é um processo que pega um tecido antigo e transforma ele em novo. Dessa forma, é algo bem mais mecânico, sem criatividade. Já o upcycling visa tornar a peça de roupa algo único, com a marca do criador.
Dito isso, pode-se dizer que esse último se trata de uma reciclagem com um valor agregado muito maior. Então, é algo que exige menos energia, material e emissões. Além disso, ele pode ser colocado em prática mais de uma vez.
Isso impede que os materiais se degradem em matérias-primas com menor valor. Não é à toa que muitas pessoas consideram esse processo parte da famosa “tecnologia verde”. Afinal, ele diminui o consumo e aumenta a vida útil de uma peça de roupa.
Por que o upcycling é tão popular?
O upcycling ganhou espaço devido a uma mudança nos hábitos dos consumidores. Inclusive, uma empresa famosa, a Worth Global Style Network já falou sobre esses novos comportamentos.
Segundo especialistas, o consumidor atual tem 4 principais perfis:
- Condutor;
- Romântico;
- Antecipados;
- Inconformados.
Mesmo com as diferenças, um elemento se faz presente neles todos: a preocupação com a sustentabilidade. Assim, hoje as pessoas priorizam investir em marcas que tenham uma visão mais ecológica da sua produção.
A ideia de reutilizar estoques para criar algo novo chama muita atenção desse público. Dessa forma, tem-se peças mais sustentáveis, únicas e criativas. Para boa parte dos consumidores essa é a combinação perfeita.
Benefícios e diferenciais
Logo de início, o maior benefício do upcycling é a redução da exploração e do descarte. Assim, aproveitar peças e tecidos contribui muito para a produção consciente e que não usa matéria-prima de maneira leviana.
Outro ponto marcante desse conceito é o espaço que ele dá para a criatividade. Então, você tem um custo de produção menor e ainda ganha espaço para criar algo único.
Link do produto: Robe Em Viscose Estampada Giorgia Estampa Giorgia
Como avaliar a qualidade de um produto upcycling?
Os critérios são, em geral, os mesmos para qualquer produto. Assim, a peça precisa ter qualidade, ser durável e ter um bom acabamento. Afinal, essa ideia de que uma roupa feita com material reaproveitado é frágil não passa de um grande engano.
Já que o upcycling favorece a criatividade, é essencial analisar também a exclusividade de uma peça. Então, vale a pena ver se ela tem personalidade, se oferece conforto e se impacta na sua autoestima.
Vale deixar claro que todo esse processo se aplica a qualquer tipo de roupa. Então, pijamas, jeans, roupas de esporte e até peças íntimas estão inclusas aqui.
O que esperar do upcycling no futuro?
A expectativa é que esse conceito ganhe ainda mais força com o tempo. Afinal, a preocupação com o meio ambiente só cresce. Muitas marcas que hoje não ligam para essa questão, serão obrigadas a aderir esse estilo, se quiserem se destacar no mercado.
Com isso, a moda como um todo contará com roupas e acessórios mais sustentáveis e criativos. Por fim, é uma tendência que veio para ficar e que ainda vai impactar muito o mundo, de forma positiva.