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Descubra o poder da yoga na promoção do bem-estar

Descubra o poder da Yoga na promoção do bem-estar

 A yoga é uma prática muito antiga cujo objetivo é promover uma conexão maior entre a mente e o corpo. Dessa forma, ela fornece ao praticante mais tranquilidade, relaxamento, domínio dos próprios sentimentos e emoções, o que leva a um maior bem-estar.

O que é a yoga? 

Yoga é uma prática física, mental e espiritual que tem origem na Índia antiga. Desse modo, a palavra em si deriva da raiz do sânscrito Yuj, que significa unir ou integrar.

Assim, a prática visa a integração do corpo, da mente e do espírito para alcançar um estado de:

  • equilíbrio;
  • harmonia;
  • bem-estar

Existem diferentes tipos, cada um com suas próprias técnicas e ênfases. Alguns mais comuns incluem:

  • Hatha;
  • Ashtanga;
  • Vinyasa.

A Hatha é aquela que as pessoas mais praticam no Brasil, aliás, foca na prática física, por meio de posturas, conhecidas como asanas e técnicas de respiração chamadas Pranayama, visando fortalecer o corpo e acalmar a mente.

Para que serve a yoga?

A prática da yoga contém uma ampla gama de benefícios físicos e mentais, por exemplo, as posturas ou asanas ajudam a fortalecer os músculos, aumentam a flexibilidade, melhoram a postura e elevam a resistência física. 

Técnicas de respiração como as do Pranayama, meditação e relaxamento, podem diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, a fim de criar uma sensação de calma e paz interior.

Portanto, a prática regular evita o imediatismo e promove, entre outras coisas:

  • melhoria da saúde mental;
  • equilíbrio emocional;
  • aumento da consciência corporal.

Além disso, ela também trabalha com o prana, ou seja, com a circulação de energia no corpo, o que ajuda a desbloquear padrões e promove um fluxo suave de energia vital.

Para alguns praticantes, ela é ainda uma jornada espiritual que ajuda na conexão com seu eu interior, com os outros e com o universo na sua totalidade. O que, por sua vez, pode levar a uma maior sensação de propósito e significado na vida.

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Quais são os primeiros passos da yoga?

Os oito passos da yoga são chamados de Ashtanga, conforme descritos nos Sutras de Patanjali, um texto clássico que sistematiza a filosofia e a prática. Mas, eles são conhecidos também como os oito membros ou os oito caminhos.  

Cada passo é um guia abrangente para alcançar a realização espiritual e a autorrealização. Desse modo, o primeiro passo é o Yama, os princípios éticos. Os cinco Yamas são: 

  • Ahimsa que diz respeito a não violência;
  • Satya que é sobre a veracidade;
  • Asteya, que fala sobre não roubar;
  • Brahmacharya que é sobre o controle dos sentidos;
  • Aparigraha que trata do não apego.

O Niyama que é o passo dois, contém as observâncias éticas que promovem o autocontrole e a disciplina como, por exemplo, a pureza, o contentamento, a austeridade, o estudo de si e a devoção a um ser superior. 

A asana é o terceiro passo e além das posturas físicas, tem relação também com a postura mental e emocional do praticante. O quarto passo são as Pranayamas que são técnicas de controle da respiração. 

Pratyahara e Dharana

A Pratyahara é a prática de retirar a atenção dos estímulos sensoriais externos e direcioná-la para o interior. Isso permite ao praticante concentrar-se na experiência interna do corpo, da mente e do espírito.

Dharana tem relação com a Concentração. Assim, refere-se à capacidade de foco mental em um único ponto. Isso pode ser alcançado mediante práticas de meditação, como fixar a mente em um objeto, som ou ideia.

Dhyana e Samadhi

Dhyana é a prática de meditação contínua e sem interrupção. Ou seja, ela envolve a experiência de um estado de consciência expandida e tranquilidade mental, onde a mente está livre de distrações e pensamentos dispersos.

Samadhi é o objetivo final da prática de yoga, onde o praticante experimenta uma união completa com o universo ou com a consciência cósmica. Em Samadhi, há uma dissolução do ego e uma sensação de unidade transcendental.

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Como começar a praticar a yoga? 

Em primeiro lugar, dedique um tempo para aprender sobre os diferentes estilos de yoga, suas filosofias e práticas.

Você pode pesquisar, ler livros ou assistir a vídeos para ter uma compreensão básica do que ela envolve e qual estilo pode ser mais adequado.

Se possível, procure a orientação de um instrutor da área, pois, ele pode ajudá-lo a aprender:

  • modo correto das posturas;
  • as técnicas para uma melhor respiração;
  • fornecer orientações com base em suas necessidades e nível de habilidade. 

Dedique um espaço para essa prática

Encontre um local tranquilo e confortável em sua casa onde você possa praticar sem distrações. Bem como, certifique-se de que o espaço seja limpo, silencioso e livre de obstáculos. Use um tapete próprio para praticar as posturas com segurança.

Inicie com posturas simples e básicas, como o Tadasana ou a postura da montanha e a Balasana, a qual é a postura da criança.

Então, concentre-se em aprender a respirar profundamente e a conectar-se com seu corpo físico e emocional.

Pratique

Tenha uma rotina de prática regular, mesmo que seja apenas por alguns poucos minutos por dia. Isso porque, manter o hábito é essencial para colher os benefícios da yoga. 

Desse modo, comece com sessões mais curtas e aumente gradualmente a duração à medida que se sentir mais confortável.

Lembre-se de que essa é uma jornada pessoal e cada pessoa progride em seu próprio ritmo. Assim, não se compare aos outros ou se sinta frustrado se não conseguir executar todas as posturas com perfeição no início.

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