O que é choker e como usar no look?

O que é choker e como usar no look?

A choker tem conquistado um lugar de destaque no universo da moda, assim, se tornou um acessório icônico e versátil. Desde suas raízes históricas até o uso atual, ela não só dá um toque de ousadia aos looks, mas também oferece uma forma de expressar o estilo pessoal.

O que é uma choker?

Uma choker é um tipo de colar ajustado ao redor do pescoço, comum pela sua proximidade com a pele. Essa peça de joia ou acessório de moda, aliás, abraça a linha do pescoço, pois fica logo acima da clavícula. Ela pode ser feita de vários materiais, como, por exemplo:

  • couro;
  • metal;
  • veludo;
  • renda;
  • tecido;
  • pedras preciosas.

Como as chokers eram usadas no passado?

No século XIX, durante a Era Vitoriana, a gargantilha choker era usada como um símbolo de status social, enquanto na década de 1920 as mulheres jovens adotaram-na como um complemento dos seus vestidos curtos e acessórios ousados.

Durante a Segunda Guerra Mundial, ela teve um novo propósito, pois passou a ser feita de materiais mais simples, como tecido, como uma expressão de modéstia e apoio à guerra. Nos anos 90, por outro lado, tornou-se um símbolo de rebeldia e moda alternativa.

Hoje em dia, elas continuam a ser uma tendência, ao passo que oferecem uma ampla gama de estilos, desde os mais delicados até os mais elaborados, desse modo, permite que se adequem a vários looks e ocasiões.

Link do produto desta foto: Choker em renda sensations preto

Como escolher o estilo certo de choker para seu look?

Ao escolher a choker ideal para combinar com o seu look, você deve, antes de tudo, levar em conta o decote da sua roupa, caso tenha. Além disso, ajuste ao seu estilo pessoal e não deixe de explorar os mais diversos tipos disponíveis no site da Hope Lingerie.

Considere o decote da roupa

Golas altas combinam bem com chokers delicadas, enquanto decotes em V são ideais para as peças mais longas. Decotes profundos podem cair melhor com as mais volumosas, já os redondos se beneficiam de opções que seguem a linha da cava da blusa. 

Para peças strapless, ou seja, sem alças, chokers largas ou estilo gargantilha adicionam um toque distintivo. A escolha estratégica em relação ao decote não só segue as tendências, mas também expressa o estilo pessoal e eleva o impacto geral do look.

Ajuste ao seu estilo pessoal

Opte por uma choker prata para um estilo clássico, porém se preferir algo ousado, escolha um modelo com pingente ou detalhe diferenciado. Para um estilo minimalista, aliás, opte por designs simples e contemporâneos.

Para um toque romântico, opte por chokers com renda ou pérolas. Caso a sua estética seja vintage, explore, então, as que tem inspiração em eras do passado. Ajustar o acessório ao seu estilo pessoal é uma forma única de expressar sua individualidade na moda.

Explore diferentes tipos

A verdadeira beleza das chokers reside na ampla gama de estilos disponíveis, uma vez que oferece a chance de mudar totalmente seu visual. Ao explorar diferentes tipos, então, você não só diversifica suas opções, mas também cria uma narrativa única para cada ocasião.

Os principais modelos incluem:

  • clássicos de renda;
  • correntes de metal;
  • com pingente;
  • perolada.

Como combinar choker com outras joias e acessórios?

Se a sua choker é mais elaborada, opte por joias mais simples e minimalistas, como, por exemplo, brincos pequenos ou anéis discretos. Essa abordagem evita a competição entre as peças, ao mesmo tempo que permite que a gargantilha seja o ponto focal do look.

Uma opção é criar camadas com colares mais longos. O truque é equilibrar os mais diversos comprimentos e estilos, para, assim, evitar sobrecarregar o visual. Isso cria uma aparência elegante e moderna.

As chokers são apropriados para uso diário?

As chokers podem ser ideais para usar no dia a dia, uma vez que há modelos para todos os gostos, estilos e ocasiões. A choker preta, por exemplo, é ideal para o uso diário, pois ela se ajusta a vários tipos e cores de roupas e acessórios, e combina com lingerie vintage.

Além disso, elas são peças leves e confortáveis, o que torna-as, então, ideais para o uso ao longo do dia. Opções de materiais como tecido, couro ou correntes finas são suaves e de fácil adaptação.

Link do produto desta foto: Choker em renda sensations preto

Como cuidar adequadamente da sua choker?

Para cuidar da sua choker, você deve, antes de tudo, evitar contato com a água, pois pode causar danos ao material da peça. Não deixe de limpá-la e guarde- a em local apropriado. Veja a seguir como mantê-la conservada.

Evite contato com água

Muitos materiais de chokers, como couro, veludo e certos metais, podem sofrer danos pelo contato com a água, portanto, evite tomar banho ou nadar com a gargantilha.

Limpeza regular

Faça uma limpeza regular na peça com um pano macio e seco para remover a poeira e a sujeira acumulada. Para chokers de metal, no entanto, você pode usar um pano levemente umedecido em água.

Guarde em local adequado

Guarde-a em um local seco e fresco, longe da luz direta do sol. Evite deixá-lo exposto ao ar por longos períodos, pois isso evita oxidação em peças de metal.

Por que a choker continua sendo uma escolha popular?

A choker continua sendo uma escolha popular devido à sua versatilidade, visto que ajuda a complementar vários estilos, desde looks casuais até os mais sofisticados. Visite o nosso site e confira as opções que temos para você.

Produtos Relacionados

Gostou desse conteúdo? Leia também: