Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Desvendando os mistérios da meditação: benefícios, técnicas e dicas para iniciantes

Desvendando os mistérios da meditação: benefícios, técnicas e dicas para iniciantes

Praticar a meditação é uma ótima forma de aliviar as tensões e o estresse do dia-a-dia. Além disso, cada dia mais, estudos confirmam que meditar traz tantos benefícios para o corpo e a mente quanto uma atividade física.

O que é a meditação? 

A meditação é uma técnica que permite que a pessoa acalme a mente e o corpo. De modo geral, ela envolve o controle ou a atenção na forma de respirar. Bem como, a observação sem julgamentos dos processos que ocorrem no mundo interno da pessoa como:

  • pensamentos;
  • emoções;
  • sentimentos. 

Isso permite que a mulher, com o tempo e a prática, aprenda a se ouvir e consiga fazer uma melhor gestão das emoções e dos sentimentos, bem como, entender melhor os padrões de pensamentos disfuncionais. Fazendo isso de forma gentil e acolhedora. 

Há várias formas de meditar, inclusive, algumas meditações podem ser feitas em movimento ou durante as refeições.

Ainda assim, elas têm em comum, o efeito de acalmar a mente, fornecer um centro interior e trazer a consciência do presente. 

Por que meditar? 

Meditar pode ser uma grande aliada de quem deseja se livrar dos hábitos ruins. Isso porque, a pausa para refletir e observar o seu mundo interno, proporciona grandes descobertas sobre seus padrões de pensar e agir, o que lhe dá mais chances de mudar. 

Contudo, a prática também ajuda a estimular áreas do cérebro que costumam ativar substâncias capazes de fortalecer todo o sistema imunológico e com isso, há uma melhoria nos sintomas de distúrbios de humor e da depressão, entre outros. 

Desvendando os mistérios da meditação: benefícios, técnicas e dicas para iniciantes

Link do produto dessa imagem: Top em microfibra canelada free branco

Quais são os tipos de meditação? 

Existem vários tipos de meditação, sendo, talvez, as mais conhecidas aquelas que tem como sua fonte principal o budismo, tal como o Zazen e o Vipassana. 

No Zazen, o objetivo é sentar, relaxar e deixar os pensamentos livres, sem julgamentos ou apegos.

O Vipassana é uma das técnicas mais antigas e visa fazer com que as impurezas mentais sejam eliminadas e o ser humano chegue ao seu propósito essencial. Mas, há ainda outros muitos tipos de práticas meditativas, tais como:

  • Mindfulness
  • Mindful Eating;
  • Cristã;
  • Judaica; 
  • Guiada. 

A guiada pode ser um ótimo começo para as pessoas que não tem ideia de por onde começar, ou tem mais dificuldade em manter-se em silêncio.

E é fácil encontrar vídeos e áudios guias para desfrutar deste momento de encontro consigo mesmo. 

Atenção plena

O mindfulness ou atenção plena, como também é conhecido, é uma forma de meditar que está ganhando cada vez mais destaque.

Isso porque, seu foco não é necessariamente sentar e relaxar, mas sim, encontrar uma conexão com o momento presente. 

Desse modo, ela consiste, muitas vezes, na observação consciente e tranquila de como são realizadas as atividades simples, como fazer uma caminhada ou contemplar um por do sol, sempre percebendo se os pensamentos e emoções não estão no passado ou futuro. 

E quando as divagações começam a ir para um tempo ou outro que não a experiência que está sendo vivenciada no momento, é preciso fazer o convite gentil para retornar a atenção para o estado do aqui e agora. 

Desvendando os mistérios da meditação: benefícios, técnicas e dicas para iniciantes

Link do produto dessa imagem: Conjunto top e calcinha em microfibra canelada free branco

Mindful Eating

No contexto do mindful eating, a proposta é similar a da atenção plena, porém, o foco está nos alimentos.

Portanto, a técnica prevê a observação dos sabores, texturas e aromas das refeições. Que devem ser feitas, aliás, sem pressa e consciente dos sentidos que elas despertam. 

Quais são os benefícios da meditação? 

A meditação tem inúmeros benefícios, em primeiro lugar, ela promove mais saúde e bem-estar para a mente e também para o corpo.

Assim, é útil e benéfica, inclusive, para as questões que envolvem o desenvolvimento pessoal, mas não apenas isso, como também:

  • melhora os sintomas da ansiedade;
  • ajuda a diminuir o estresse;
  • melhora a qualidade do sono. 

Tanto a ansiedade e o estresse quanto a insônia podem fazer com que seja difícil para a pessoa realizar suas atividades diárias. Contudo, ao meditar e permitir que a mente se acalme, os sintomas diminuem e a qualidade de vida se torna melhor. 

Além disso, por aproximar a pessoa da forma como ela vê e percebe as reações internas e externas, há uma grande melhoria também na autoconfiança e na autoaceitação. Dois aspectos cruciais para adquirir resiliência e lidar com os desafios. 

Como começar a prática da meditação?

Para começar a meditação, sente-se em um lugar calmo e confortável, feche os olhos e ouça os sons e cheiros que estão presentes em seu ambiente. Após isso:

  • inspire o ar de forma lenta e profunda;
  • depois solte bem devagar;
  • repita algumas vezes até relaxar. 

Deixe que seus pensamentos, sentimentos e emoções fiquem a vontade para ir e vir. Não os julgue, condene ou fique aflita para que eles sumam, caso sejam desconfortáveis. Apenas os observe, como um espectador de si. 

Com o tempo, eles irão se sentir acolhidos e tornam-se mais calmos e tranquilos. Por fim, lembre-se que o imediatismo, a pressa de viver pode prejudicar sua saúde mental. Então, comece a meditar um pouco por vez, e logo terá os resultados. 

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: