Desvendando os mistérios da meditação: benefícios, técnicas e dicas para iniciantes
Postado 24 de abril de 2024 em Bem-estar por Equipe Hope
Praticar a meditação é uma ótima forma de aliviar as tensões e o estresse do dia-a-dia. Além disso, cada dia mais, estudos confirmam que meditar traz tantos benefícios para o corpo e a mente quanto uma atividade física.
O que é a meditação?
A meditação é uma técnica que permite que a pessoa acalme a mente e o corpo. De modo geral, ela envolve o controle ou a atenção na forma de respirar. Bem como, a observação sem julgamentos dos processos que ocorrem no mundo interno da pessoa como:
- pensamentos;
- emoções;
- sentimentos.
Isso permite que a mulher, com o tempo e a prática, aprenda a se ouvir e consiga fazer uma melhor gestão das emoções e dos sentimentos, bem como, entender melhor os padrões de pensamentos disfuncionais. Fazendo isso de forma gentil e acolhedora.
Há várias formas de meditar, inclusive, algumas meditações podem ser feitas em movimento ou durante as refeições.
Ainda assim, elas têm em comum, o efeito de acalmar a mente, fornecer um centro interior e trazer a consciência do presente.
Por que meditar?
Meditar pode ser uma grande aliada de quem deseja se livrar dos hábitos ruins. Isso porque, a pausa para refletir e observar o seu mundo interno, proporciona grandes descobertas sobre seus padrões de pensar e agir, o que lhe dá mais chances de mudar.
Contudo, a prática também ajuda a estimular áreas do cérebro que costumam ativar substâncias capazes de fortalecer todo o sistema imunológico e com isso, há uma melhoria nos sintomas de distúrbios de humor e da depressão, entre outros.
Link do produto dessa imagem: Top em microfibra canelada free branco
Quais são os tipos de meditação?
Existem vários tipos de meditação, sendo, talvez, as mais conhecidas aquelas que tem como sua fonte principal o budismo, tal como o Zazen e o Vipassana.
No Zazen, o objetivo é sentar, relaxar e deixar os pensamentos livres, sem julgamentos ou apegos.
O Vipassana é uma das técnicas mais antigas e visa fazer com que as impurezas mentais sejam eliminadas e o ser humano chegue ao seu propósito essencial. Mas, há ainda outros muitos tipos de práticas meditativas, tais como:
- Mindfulness
- Mindful Eating;
- Cristã;
- Judaica;
- Guiada.
A guiada pode ser um ótimo começo para as pessoas que não tem ideia de por onde começar, ou tem mais dificuldade em manter-se em silêncio.
E é fácil encontrar vídeos e áudios guias para desfrutar deste momento de encontro consigo mesmo.
Atenção plena
O mindfulness ou atenção plena, como também é conhecido, é uma forma de meditar que está ganhando cada vez mais destaque.
Isso porque, seu foco não é necessariamente sentar e relaxar, mas sim, encontrar uma conexão com o momento presente.
Desse modo, ela consiste, muitas vezes, na observação consciente e tranquila de como são realizadas as atividades simples, como fazer uma caminhada ou contemplar um por do sol, sempre percebendo se os pensamentos e emoções não estão no passado ou futuro.
E quando as divagações começam a ir para um tempo ou outro que não a experiência que está sendo vivenciada no momento, é preciso fazer o convite gentil para retornar a atenção para o estado do aqui e agora.
Link do produto dessa imagem: Conjunto top e calcinha em microfibra canelada free branco
Mindful Eating
No contexto do mindful eating, a proposta é similar a da atenção plena, porém, o foco está nos alimentos.
Portanto, a técnica prevê a observação dos sabores, texturas e aromas das refeições. Que devem ser feitas, aliás, sem pressa e consciente dos sentidos que elas despertam.
Quais são os benefícios da meditação?
A meditação tem inúmeros benefícios, em primeiro lugar, ela promove mais saúde e bem-estar para a mente e também para o corpo.
Assim, é útil e benéfica, inclusive, para as questões que envolvem o desenvolvimento pessoal, mas não apenas isso, como também:
- melhora os sintomas da ansiedade;
- ajuda a diminuir o estresse;
- melhora a qualidade do sono.
Tanto a ansiedade e o estresse quanto a insônia podem fazer com que seja difícil para a pessoa realizar suas atividades diárias. Contudo, ao meditar e permitir que a mente se acalme, os sintomas diminuem e a qualidade de vida se torna melhor.
Além disso, por aproximar a pessoa da forma como ela vê e percebe as reações internas e externas, há uma grande melhoria também na autoconfiança e na autoaceitação. Dois aspectos cruciais para adquirir resiliência e lidar com os desafios.
Como começar a prática da meditação?
Para começar a meditação, sente-se em um lugar calmo e confortável, feche os olhos e ouça os sons e cheiros que estão presentes em seu ambiente. Após isso:
- inspire o ar de forma lenta e profunda;
- depois solte bem devagar;
- repita algumas vezes até relaxar.
Deixe que seus pensamentos, sentimentos e emoções fiquem a vontade para ir e vir. Não os julgue, condene ou fique aflita para que eles sumam, caso sejam desconfortáveis. Apenas os observe, como um espectador de si.
Com o tempo, eles irão se sentir acolhidos e tornam-se mais calmos e tranquilos. Por fim, lembre-se que o imediatismo, a pressa de viver pode prejudicar sua saúde mental. Então, comece a meditar um pouco por vez, e logo terá os resultados.