Mindfulness na rotina diária: práticas para uma vida mais consciente
Postado 30 de abril de 2024 em Bem-estar por Equipe Hope
O mindfulness ou a atenção plena, como também é conhecida, é uma técnica de meditação. Contudo, ela não tem um caráter religioso, pois foi desenvolvida em 1970 na Universidade de Massachusetts como parte de um programa de controle de estresse.
O que é a prática do mindfulness?
Mindfulness é a prática de estar inteira no presente e consciente do momento que está acontecendo o agora, sem nenhum julgamento ou distração.
Dessa forma, ela envolve estar atento ao que está passando na experiência atual nos níveis do:
- corpo;
- pensamentos;
- emoções;
- ambiente ao redor.
Ela pode ser realizada de várias formas diferentes. Ou seja, essa atenção plena pode acontecer durante a meditação, por meio da respiração consciente e também da auto-observação durante as atividades cotidianas.
Ao usar essa técnica, é possível reduzir o estresse, bem como, aumentar a concentração. E, além disso, ela também ajuda a promover a clareza mental e melhora o bem-estar emocional e a autoestima.
Link do produto dessa imagem: Sutiã invisível ampla cobertura em microfibra azul
Como praticar o mindfulness?
Há várias formas de praticar o mindfulness e a maioria delas é bem fácil de incorporar na rotina diária. Por exemplo, ao fazer as atividades do dia-a-dia tais como, lavar louça, tomar banho, comer ou ao fazer uma caminhada, concentre-se:
- nas sensações;
- nos sons;
- nos cheiros;
- nos movimentos.
Estar atento a isso, é uma meditação de atenção plena. Então, quando for praticar, evite pensar em outras coisas ou fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo.
Praticar a escuta-ativa também é um modo de reconexão com o presente. Assim, ao conversar com alguém, concentre-se no que a pessoa está dizendo, sem planejar a sua resposta ou se distrair com seus próprios pensamentos. Em outras palavras, ouça com atenção e responda de forma consciente.
Quais são os benefícios do mindfulness?
A prática do mindfulness pode trazer uma série de benefícios para a saúde física, mental e emocional. Entre eles, a redução do estresse e da ansiedade tipicas do imediatismo da sociedade atual. Mas, não apenas isso, pois a atenção ajuda a:
- ter maior consciência e controle emocional;
- mais concentração e foco;
- qualidade no sono.
Ou seja, esta é uma forma de meditação que pode ajudar a reduzir os sintomas da depressão e outros problemas de saúde mental e também ajuda a lidar com as distrações e faz ter um sono mais reparador, assim, melhora a produtividade.
A resiliência emocional é mais um dos tantos benefícios do mindfulness, pois ele faz com que a pessoa tenha uma melhor capacidade para lidar com os desafios da vida, o que, por sua vez, melhora o bem-estar geral.
Link do produto dessa imagem: Sutiã invisível ampla cobertura em microfibra bege
Quais são os exercícios de mindfulness?
Existem diversos exercícios e técnicas de mindfulness que você pode praticar para adquirir e promover a atenção plena para reduzir o estresse.
Alguns dos mais comuns são a meditação e a respiração consciente, mas há outros também populares, tais como:
- body scan;
- walking meditation;
- mindful eating.
No body scan, a proposta é fazer uma varredura mental do corpo para notar as sensações físicas e emocionais para promover a consciência corporal e o relaxamento.
A walking meditation consiste em prestar atenção plena aos passos durante uma caminhada. Sentindo as sensações que surgem nos pés e o ambiente ao redor.
O mindfull eating é uma forma de comer consciente, prestando atenção aos sabores, texturas e aromas do alimento. Isso aumenta a conexão com o corpo e com a alimentação.
Mantenha um diário
A manutenção de um diário das emoções ou de um diário da gratidão, também são formas de praticar a atenção plena.
Portanto, reserve um tempo do dia para escrever coisas pelas quais você é grato, ou para registrar o que está sentindo no momento.
Isso pode ajudar a manter o contato com as emoções, bem como, saber reconhecer e identificar elas. E da mesma forma, pode ajudar a fortalecer uma mentalidade positiva e uma melhor acomodação dos sentimentos.
Pratique a auto-observação
Para praticar a auto-observação, esteja consciente de seus pensamentos e emoções em diferentes situações e cenários ao longo do dia. Perceba, sobretudo, como eles influenciam no seu estado de espírito.
Contudo, ao fazer isso, lembre-se de ser gentil para consigo e não fazer julgamentos. Se você estiver com pensamentos negativos ao seu próprio respeito e não souber como lidar com eles, comece a prática com meditações guiadas.
Comece aos poucos
Esses são apenas alguns exemplos de como praticar o mindfulness e há várias outras práticas e técnicas. Assim, o importante é encontrar o que funciona melhor para você e praticar de modo regular para colher os benefícios que ele traz.
Comece aos poucos, com alguns minutos por dia. Depois disso, vá progredindo de forma gradual, com o tempo e a incorporação dos exercícios na rotina diária, você terá mais consciência do presente.
Então, para cultivar uma mente com mais equilíbrio e foco, experimente diferentes técnicas e encontre a que melhor se adequa as suas necessidades, praticando de forma regular para desfrutar de uma mente mais calma e serena.