Oferta Relâmpago
Hope Lingerie Logo
Hope Resort Logo
Bonjour Lingerie

Frete Grátis nas compras acima de R$ 249,00 | 6X sem juros*

Mindfulness na rotina diária: práticas para uma vida mais consciente

Mindfulness na rotina diária: Práticas para uma vida mais consciente

O mindfulness ou a atenção plena, como também é conhecida, é uma técnica de meditação. Contudo, ela não tem um caráter religioso, pois foi desenvolvida em 1970 na Universidade de Massachusetts como parte de um programa de controle de estresse. 

O que é a prática do mindfulness? 

Mindfulness é a prática de estar inteira no presente e consciente do momento que está acontecendo o agora, sem nenhum julgamento ou distração.

Dessa forma, ela envolve estar atento ao que está passando na experiência atual nos níveis do:

  • corpo;
  • pensamentos;
  • emoções;
  • ambiente ao redor. 

Ela pode ser realizada de várias formas diferentes. Ou seja, essa atenção plena pode acontecer durante a meditação, por meio da respiração consciente e também da auto-observação durante as atividades cotidianas.  

Ao usar essa técnica, é possível reduzir o estresse, bem como, aumentar a concentração. E, além disso, ela também ajuda a promover a clareza mental e melhora o bem-estar emocional e a autoestima.

Mindfulness na rotina diária: Práticas para uma vida mais consciente

Link do produto dessa imagem: Sutiã invisível ampla cobertura em microfibra azul

Como praticar o mindfulness?

Há várias formas de praticar o mindfulness e a maioria delas é bem fácil de incorporar na rotina diária. Por exemplo, ao fazer as atividades do dia-a-dia tais como, lavar louça, tomar banho, comer ou ao fazer uma caminhada, concentre-se:

  • nas sensações;
  • nos sons;
  • nos cheiros;
  • nos movimentos. 

Estar atento a isso, é uma meditação de atenção plena. Então, quando for praticar, evite pensar em outras coisas ou fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo.

Praticar a escuta-ativa também é um modo de reconexão com o presente. Assim, ao conversar com alguém, concentre-se no que a pessoa está dizendo, sem planejar a sua resposta ou se distrair com seus próprios pensamentos. Em outras palavras, ouça com atenção e responda de forma consciente. 

Quais são os benefícios do mindfulness? 

A prática do mindfulness pode trazer uma série de benefícios para a saúde física, mental e emocional. Entre eles, a redução do estresse e da ansiedade tipicas do imediatismo da sociedade atual. Mas, não apenas isso, pois a atenção ajuda a:

  • ter maior consciência e controle emocional; 
  • mais concentração e foco;
  • qualidade no sono.

Ou seja, esta é uma forma de meditação que pode ajudar a reduzir os sintomas da depressão e outros problemas de saúde mental e também ajuda a lidar com as distrações e faz ter um sono mais reparador, assim, melhora a produtividade. 

A resiliência emocional é mais um dos tantos benefícios do mindfulness, pois ele faz com que a pessoa tenha uma melhor capacidade para lidar com os desafios da vida, o que, por sua vez, melhora o bem-estar geral. 

Mindfulness na rotina diária: Práticas para uma vida mais consciente

Link do produto dessa imagem: Sutiã invisível ampla cobertura em microfibra bege

Quais são os exercícios de mindfulness?

Existem diversos exercícios e técnicas de mindfulness que você pode praticar para adquirir e promover a atenção plena para reduzir o estresse.

Alguns dos mais comuns são a meditação e a respiração consciente, mas há outros também populares, tais como:

  • body scan;
  • walking meditation;
  • mindful eating. 

No body scan, a proposta é fazer uma varredura mental do corpo para notar as sensações físicas e emocionais para promover a consciência corporal e o relaxamento. 

A walking meditation consiste em prestar atenção plena aos passos durante uma caminhada. Sentindo as sensações que surgem nos pés e o ambiente ao redor. 

O mindfull eating é uma forma de comer consciente, prestando atenção aos sabores, texturas e aromas do alimento. Isso aumenta a conexão com o corpo e com a alimentação. 

Mantenha um diário

A manutenção de um diário das emoções ou de um diário da gratidão, também são formas de praticar a atenção plena.

Portanto, reserve um tempo do dia para escrever coisas pelas quais você é grato, ou para registrar o que está sentindo no momento. 

Isso pode ajudar a manter o contato com as emoções, bem como, saber reconhecer e identificar elas. E da mesma forma, pode ajudar a fortalecer uma mentalidade positiva e uma melhor acomodação dos sentimentos. 

Pratique a auto-observação

Para praticar a auto-observação, esteja consciente de seus pensamentos e emoções em diferentes situações e cenários ao longo do dia. Perceba, sobretudo, como eles influenciam no seu estado de espírito. 

Contudo, ao fazer isso, lembre-se de ser gentil para consigo e não fazer julgamentos. Se você estiver com pensamentos negativos ao seu próprio respeito e não souber como lidar com eles, comece a prática com meditações guiadas.

Comece aos poucos

Esses são apenas alguns exemplos de como praticar o mindfulness e há várias outras práticas e técnicas. Assim, o importante é encontrar o que funciona melhor para você e praticar de modo regular para colher os benefícios que ele traz. 

Comece aos poucos, com alguns minutos por dia. Depois disso, vá progredindo de forma gradual, com o tempo e a incorporação dos exercícios na rotina diária, você terá mais consciência do presente. 

Então, para cultivar uma mente com mais equilíbrio e foco, experimente diferentes técnicas e encontre a que melhor se adequa as suas necessidades, praticando de forma regular para desfrutar de uma mente mais calma e serena.

PRODUTOS RELACIONADOS

Gostou desse conteúdo? Leia também: