Terapias alternativas: abordagens naturais para o bem-estar da mulher
Postado 14 de março de 2024 em Bem-estar por Equipe Hope
Cada vez mais mulheres investem em terapias alternativas como forma de cuidar do bem-estar. No entanto, entenda melhor sobre esse tema. Dessa forma, confira um guia completo com opções que podem chamar a sua atenção.
O que são as terapias alternativas?
São práticas que não estão inclusas em um tratamento médico mais comum. Assim, são bem famosas no campo da medicina alternativa.
Inclusive, a própria OMS já reconheceu esse método para tratar alguns tipos de casos.
É vital deixar claro que elas não substituem os tratamentos médicos. Dessa forma, são uma espécie de complemento e geram uma série de benefícios interessantes.
Link do produto: Camiseta Alças Finas Em Modal E Detalhe Em Renda Mescla
Benefícios
Com as terapias alternativas é possível atenuar sintomas e doenças como a depressão, dores, hipertensão, estresse, entre outros. Além disso, seus principais benefícios são:
- alívio de dores físicas;
- melhora a respiração e trabalha a higiene do sono;
- alívio da ansiedade;
- melhora a disposição física e também emocional.
Não é à toa que mulheres do mundo todo procuram essas medidas. Afinal, ter meios eficazes para combater certas condições é sempre uma boa ideia. Claro, se houver um acompanhamento médico junto no processo.
Um dos pilares disso tudo é o conforto, por isso, é vital investir em peças de roupas de qualidade. Assim, fica mais fácil focar na terapia, ao mesmo tempo, em que se investe na sua própria autoestima.
Quais são as melhores terapias alternativas para as mulheres?
Existem diversas terapias alternativas interessantes para as mulheres, como a apiterapia, por exemplo. A seguir, confira melhor sobre algumas das principais soluções disponíveis e os benefícios que podem trazer.
1- Acupuntura
Essa é uma terapia de origem chinesa, que usa agulhas no intuito de estimular pontos do corpo. Dessa forma, consegue tratar sintomas físicos e emocionais diversos.
2- Apiterapia
Hoje em dia, é muito usada para tratar condições como tendinite, artrose e artrite. Então, aqui, usam-se produtos das abelhas para fins terapêuticos. Dentre esses elementos, têm-se o mel, a cera, própolis e geleia.
3- Reflexoterapia
Faz pressão em pontos bem específicos das mãos e dos pés. Assim, eles vão promover um reflexo em outras regiões do corpo. Muitas clínicas de bem-estar oferecem esse tipo de terapia.
4- Fitoterapia
Talvez uma das terapias alternativas mais antigas do mundo. Assim, ela tem como base o uso de plantas e vegetais. Afinal, já se sabe como a natureza conta com diversos elementos de cura.
5- Ayurveda
Esse termo se refere a medicina tradicional indiana que possui mais de 5 mil anos. Dessa forma, ela tem como base os doshas, isto é, os centros de força. Além disso, usa os elementos da natureza para combater doenças físicas e emocionais.
6- Aromaterapia
Esse é um ramo da fitoterapia que usa o poder dos óleos essenciais puros. Assim, o foco é a ajuda em reestabelecer o equilíbrio físico e emocional. Hoje é um tipo de terapia holística.
Link do produto: Camiseta Alças Finas Em Modal E Detalhe Em Renda Off White
7- Homeopatia
Usa substâncias diluídas que geram sintomas em pessoas saudáveis. Inclusive, ela é uma especialidade médica desde 1980 pelo Conselho Regional de Medicina.
Muitas mulheres são adeptas desse tipo de tratamento para evitar o consumo frequente de fármacos muito potentes e levar uma vida mais natural.
8- Antroposofia
É uma ciência espiritual e sua maior ferramenta é o autoconhecimento. Assim, ela usa isso para que o paciente entenda quais processos levam a uma certa doença. É uma prática antiga e muito popular em vários lugares do mundo.
9- Ozonioterapia
Administra oxigênio e ozônio nos pacientes, com o foco em aumentar esses elementos no corpo. Dessa forma, hoje em dia essa terapia é usada para tratar diversas doenças.
10- Musicoterapia
Aqui a música é usada em um cenário educacional, social e clínico. Portanto, seu foco é ajudar as pessoas a lidar com questões de saúde mental e autoestima de forma leve e prática para garantir seu bem-estar.
11- Cromoterapia
Foca em equilibrar corpo, mente e emoções de forma prática. Dessa forma, usa as cores do espectro solar (azul, amarelo, verde, vermelho, violeta, índigo e laranja). Portanto, cada tom conta com uma função que beneficia o paciente.
12- Arteterapia
O seu foco é unir psicologia e expressões do mundo da arte, ou seja, a dança, poesia, pintura e desenho, a fim de trabalhar o bem-estar das mulheres. É um processo dinâmico e muito divertido para a maioria das pessoas.
13- Biodança
Trata doenças como Parkinson e estresse crônico. Assim, consiste em um sistema que combina técnicas de psicologia com movimentos de dança. Dessa forma, ajuda o paciente a se soltar, não só na parte física, mas também emocional.
Link do produto: Blusa Manga Longa Decote Canoa Segunda Pele Mescla Levíssima Cinza Mescla Chumbo
14- Quiropraxia
Diagnostica e trata condições por meio do estudo da coluna vertebral. Inclusive, é a quiropraxia ficou muito popular nos últimos anos e é muito útil para ajudar pacientes com lombalgias.
15- Hipnoterapia
Ela usa a hipnose para tratar problemas físicos, mentais e emocionais. Então, existem diversos profissionais que usam essa terapia no sue dia a dia. Inclusive, permite desbloquear memórias que têm impactos negativos para as pessoas.
16- Bioenergética
Recorre a diversos exercícios e os sincroniza com técnicas de respiração. Assim, o objetivo dessa terapia é liberar tensões físicas, causadas pela retenção em excesso de emoções.
Vale a pena apostar em terapias alternativas?
Sem dúvidas vale a pena investir em terapias alternativas. Afinal, podem ser de grande ajuda em um processo curativo. No entanto, não esqueça que elas são aliadas e não substitutas dos tratamentos medicinais.